MULHERES DA VIDA
Por FRANCISCO SAMPA
Tudo na vida, ou quase tudo, é mulher. Vivemos em função delas, nascemos através delas, matamos, mentimos, temos sucesso ou fracasso, tudo em função da mulher. Recapitulemos as coisas que são femininas no ciclo que chamamos de vida: A VIDA, A MORTE, A NATUREZA, A ALEGRIA, A TRISTEZA, A ÁGUA, A ATMOSFERA, A FOME, A BRISA, A DOR, A PAZ, A GUERRA, A VOLÚPIA, A SINCERIDADE, A DOENÇA, A SAÚDE, A SEDE, A SAUDADE, A FLOR, A IRA, A MALDADE, A GANÂNCIA, A AMBIÇÃO, A PLACENTA, A BOCA, A ORELHA, A VISÃO, A ALMA, A UNHA, A ÍRIS, A CANÇÃO, A MÚSICA, A PAUTA, A CANÇÃO, a que toca uma VIOLA, se for preciso, faz a GUERRA. Por aí seguem o rosário destes femininos, que são as mulheres do nosso dia-a-dia.
Todo homem já teve vários tipos de mulheres: a donzela, a meretriz, a casada, a solteira, a sincera, a falsa, a recatada, a perua, a meiga, a ranzinza, a amiga, a companheira. Mulheres que o cancioneiro popular homenageou em verso e prosa. Elas são a razão da vida e do viver. São nossas mães, irmãs, esposas, amigas, mulheres que fazem parte das nossas vidas desde a hora que damos o primeiro suspiro até o suspiro final. Acompanham nossos passos. Dão-nos conselhos, aconchego, carinho e a mão amiga.
Há momentos na vida de um homem em que o sopro da vida vem de um simples olhar de uma mulher. Muitos de nós, homens imigrantes nesta terra de neves, parques e oportunidades, vivemos a solidão das ruas, da hora e do tempo. Encontramos então no semblante da mulher que ficou para trás, seja a mãe, a irmã ou amada, a força para continuar lutando e a esperança que vai dar certo. No outro lado da linha, ao final de uma chamada telefônica, seja para o Brasil ou qualquer outro lugar do mundo, uma voz suave entoa um simples “eu te amo” ou um fervoroso “Deus te abençoe”. Este é o combustível com que muitos dos homens imigrantes abastecem a alma e o coração para mais uma semana de árdua e solitária labuta, em busca do vil metal que realizará o sonho material junto ao colo da mulher amada.
Pois é, a mulher nossa de cada dia chama-se vida. Ela não é fácil. A cada momento uma nova emoção. A cada dia uma barreira que foi vencida. A cada manhã uma meta a ser alcançada. Quis o criador do universo que nós, os homens, fôssemos rodeados de mulheres, vivêssemos em função delas e para elas. Quem sabe no dia que todas as mulheres do mundo se conscientizarem do poder e da força que lhes foi dada pelo Criador este mundo governado por homens possa ser mais humano, menos injusto, com menos rancor no coração dos seres humanos.
Entristece-nos ao lermos nos jornais a violência cometida contra elas. Na Espanha, país rico do velho mundo, até o dia 21 de novembro deste ano setenta mulheres foram assassinadas. Nos EUA, então, os índices são alarmantes. Já no Brasil os números são absurdos: no último dia 20, uma jovem de 18 anos teve sua vida ceifada por aquele que se dizia ser o eterno namorado. No momento em que você lê este artigo, em alguma parte do mundo, uma mulher está sendo violada nos seus direitos.
Diante de tudo isto só me resta dizer: mulheres do mundo, unam-se! Vocês têm o poder de gerar uma vida e por nove meses carregar um ser em vosso ventre, qual homem por mais bonito, rico e viril pode realizar tal feito? Nunca se esqueçam do poder que Deus lhes deu e sejam felizes, afinal, o que seria de nós sem vocês, mulheres? |