Tesouro dos EUA prepara plano para crise imobiliária
O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos "busca agressivamente um plano abrangente" para ajudar o maior número possível de proprietários de imóveis, declarou o secretário Henry Paulson. Ele trouxe novos detalhes sobre um esforço do governo com o setor privado para reduzir o número de execuções de hipotecas no próximo ano. "Nós estamos levando a indústria a desenvolver recursos sistemáticos para mover de forma eficiente mutuários capazes para hipotecas sustentáveis", declarou, durante discurso para o Office of Thrift Supervision.
Em seguida, em entrevista à Bloomberg, Paulson disse esperar que haja "algo para anunciar antes do final da semana" sobre o plano para ajudar os mutuários de hipotecas de alto risco (subprime) em dificuldade. O secretário do Tesouro disse que é "muito do interesse da indústria hipotecária" ajudar os proprietários de imóveis que deverão ter suas hipotecas reajustadas em alta.
Paulson e outras autoridades do governo têm mantido discussões com credores e investidores para criar um amplo sistema para facilitar o congelamento temporário das hipotecas pós-fixadas aos mutuários de hipotecas subprime. O plano ainda não foi finalizado e Paulson não informou algumas de suas especificidades, como o tempo de congelamento das taxas de juros.
"Com o aumento do volume, nós vamos precisar de uma abordagem agressiva e sistemática para levar rapidamente mutuários capazes a um refinanciamento ou a uma modificação de sua hipoteca", disse Paulson. "Esse terceiro elemento não inclui nem incluirá gastar dinheiro dos contribuintes em financiamentos ou subsídios para participantes da indústria ou proprietários de imóveis".
Dificuldades
Paulson disse que o Tesouro está focando em um grande grupo de mutuários que podem arcar com as baixas taxas iniciais das hipotecas, mas não conseguem pagar os maiores pagamentos mensais que serão necessários quando estas hipotecas forem reajustadas. Cerca de 1,5 milhão de hipotecas subprime devem ser reajustadas em alta no ano que vem, e um número recorde de proprietários de imóveis já entrou em processo de execução neste ano.
Paulson reiterou sua visão de que o mercado imobiliário é o maior desafio para a economia norte-americana, mas que esta continua "fundamentalmente sólida". As informações são da Dow Jones. |