Em cima da hora:
Edição da Flórida
Classificados BP
1 (954) 719-1020
   Canais

 
Home Page
Ed. Sábado
Ed. Flórida
Ed. Anteriores
Classificados
Humordido
Artigos
Brasileirão
Cartas do Leitor
   Social Flórida

 
Netinho
Full Moon
Paulo Gualano
Feijão com Arroz
   Colunas

 
Editorial
Dajosan
Léa Campos
Opinião
   Serviços

 
Consulados
Cotação
Tradução
   Interação

 
Anuncie
Assine
Expediente
Fale Conosco
.
   Notícias USA

23.02.2008 imprimir Imprimir
 

Voto hispânico será fundamental para Hillary no Texas

Gloria Colmenares enfrentou momentos difíceis em sua vida e diz que é por esse motivo que vota em Hillary Clinton nas prévias democratas do Texas, marcadas para 4 de março.

"Eu sei que ela é rica, mas ela ainda continua a lutar pelos direitos do povo. E eu gostaria de ver um sistema público de saúde universal e de ver os idosos mais bem assistidos", disse a viúva Colmenares, 65 anos, em sua modesta casa no bairro operário majoritariamente hispânico de Pharr, uma cidade da fronteira sul do Texas.

As esperanças de Hillary de recuperar-se na campanha para a vaga do Partido Democrata nas eleições presidenciais dos EUA dependem em grande parte de eleitores hispânicos como Colmenares optarem por ela ao invés de Barack Obama na votação de 4 de março.

Analistas dizem que a pré-candidata deve vencer no Texas e, no mesmo dia, em Ohio, mantendo vivas suas chances na disputa. Assustados com a postura rígida adotada pelos republicanos e por políticas de combate à imigração ilegal, os latinos podem desempenhar um papel decisivo nas prévias democratas do Texas ¿ e, até hoje, essa fatia do eleitorado tem preferido Hillary a Obama.
Esse apoio, no entanto, não pode mais ser visto como certo, já que Obama, vencedor nas últimas dez prévias, recebe cada vez mais suporte em bases de apoio tradicionalmente ligadas a Hillary, como as mulheres, os eleitores mais velhos e os hispânicos.

Obama encontra-se em um momento de ascensão e entrevistas realizadas com vários eleitores em potencial dessa região marcada pela presença de latinos mostraram que a geração mais jovem pende para o senador de Illinois, que é negro.

"Tenho amigos e parentes lá (no Iraque) e Obama vai acabar com a guerra", afirmou Jenissa Arrambide, 18 anos, estudante da Universidade do Texas em Brownsville.
Segundo o Pew Hispanic Center, os latinos mais jovens votaram como seus pais nas primárias da "Super Terça", no dia 5 de fevereiro, favorecendo Hillary.
Em 16 Estados da "Super Terça" onde houve pesquisas de boca-de-urna, 63% dos hispânicos ficaram ao lado de Hillary, disse Susan Minushkin, do Pew Hispanic Center.
"Mas isso foi no dia 5 de fevereiro e as coisas podem mudar até o dia 4 de março", afirmou. Tanto Obama quanto Hillary tentam garantir que o maior número possível de latinos compareça às urnas. "Os hispânicos têm aumentado sua participação no quesito comparecimento às urnas", disse Susan.

Economia e saúde - Colmenares, que exerceu seu direito de votar dias antes da eleição, afirmou preocupar-se com as questões econômicas e com a falta de serviços de saúde na região, onde muitos hispânicos sentiram-se politicamente marginalizados no passado.
A maior parte das pessoas tem dito que a raça não é um fator determinante na escolha de seu candidato, apesar de haver especulações sobre a possibilidade de o eleitorado latino relutar em votar em um presidente negro.

Muitos eleitores também disseram aprovar o plano de saúde universal de Hillary. O plano de saúde defendido por Obama é semelhante e daria cobertura para quase todos os norte-americanos.
Em uma clínica de atendimento médico da região que oferece tratamento gratuito e subsidiado, cerca de 40 pessoas aguardavam pacientemente em uma fila, o que chama atenção para a importância do assunto entre essa população.
"Estamos familiarizados com os Clinton e com suas propostas. Em particular a respeito da saúde, que é algo muito importante", afirmou Juan Hinojosa, senador na câmara estadual do Texas.

 
Comente sobre esta matéria:
 
nome:  
e-mail:  
assunto:  
Mensagem:  
   
Publicidade
Acesse!
Enquete
Na sua opinião qual o maior problema enfrentado pelos brasileiros nos EUA?
Preconceito
Imigração
Falta de trabalho
Custo de vida
Saudades de casa
Votar
resultado parcial...
BPMagazine.com Forum BP Assine Como Anunciar Fale Conosco Cadastro Eventos Famosos Aniversários Shows
  Publicidade
.
 
 
 
 
 
 
 
 
Brazilian PressWebtiva.com | webdesign da Bahia Assine o Brazilian Press Anuncie no Brazilian Press Contatos