Em cima da hora:
Edição de Sábado
Classificados BP
1 (973) 344-4555
   Canais

 
Home Page
Ed. Sábado
Artigos
Brasileirão
Cartas do Leitor
Classificados
Ed. Anteriores
Orkut
   Ed. Flórida

 
Home Page
Humordido
Classificados
Editorial
Expediente
   Social Press

 
Connecticut
New York
Social Press
   Colunas

 
Batucando
Dajosan
Léa Campos
Opinião
   Serviços

 
Consulados
Cotação
Tradução
   Interação

 
Anuncie
Assine
Expediente
Fale Conosco
 
   Notícias do Mundo

22.03.2008 imprimir Imprimir
 

Sarkozy anuncia redução de arsenal nuclear da França

Cherbourg, França - O presidente da França, Nicolas Sarkozy, anunciou ontem uma redução do arsenal nuclear francês, para menos de 300 ogivas, e apelou à China e aos Estados Unidos que se comprometam a não mais realizar testes com armas.

Em seu primeiro grande discurso como presidente sobre o aparato nuclear da França, Sarkozy disse que as armas nucleares continuam sendo um componente vital do sistema de defesa do país "É a apólice de seguro da nação", disse ele.

Sarkozy disse ainda que, embora a França não esteja sujeita a invasões, existem outros tipos de ameaça. Ele citou como exemplo os esforços do Irã para aumentar seu arsenal de mísseis, apesar das dúvidas que cercam o programa nuclear daquele país. "A segurança da Europa está em jogo", afirmou o presidente francês.

Uma boa parte das armas nucleares da França está a bordo de submarinos, enquanto o restante foi instalado em aviões de guerra.

Segundo Sarkozy, a parte do arsenal transportada por aviões será reduzida em um terço. "Depois desta redução, nosso arsenal contará com menos de 300 ogivas", afirmou.

Sarkozy, no entanto, não informou quantas ogivas a França possui ontem. O Ministério da Defesa, por sua vez, alega que este é um segredo de estado.

A Federação de Cientistas Americanos (FAS), que rastreia arsenais nucleares no mundo inteiro, disse em recente relatório que existem hoje 348 ogivas na França.

Falando durante a inauguração de um novo submarino nuclear, batizado de "O Terrível", Sarkozy também fez um apelo aos demais países para que diminuam suas instalações nucleares.

Ele apelou especificamente aos chineses e americanos que ratifiquem um tratado que bane testes nucleares, assinado em 1996. "Chegou a hora de ratificá-lo", disse Sarkozy.

 
Comente sobre esta matéria:
 
nome:  
e-mail:  
assunto:  
Mensagem:  
   
Publicidade
Acesse!
Enquete
Na sua opinião qual o maior problema enfrentado pelos brasileiros nos EUA?
Preconceito
Imigração
Falta de trabalho
Custo de vida
Saudades de casa
Votar
resultado parcial...
BPMagazine.com Forum BP Assine Como Anunciar Fale Conosco Cadastro Eventos Famosos Aniversários Shows
  Publicidade
.
 
 
 
 
 
 
 
 
Brazilian PressWebtiva.com | webdesign da Bahia Assine o Brazilian Press Anuncie no Brazilian Press Contatos