Al Gore rejeita voltar ao cenário político dos EUA como candidato
O ex-vice-presidente Al Gore continua citado por líderes do Partido Democrata como uma possível solução para a nomeação presidencial da legenda, seja pressionando uma chapa conjunta com os pré-candidatos Hillary Clinton e Barack Obama, apoiando um deles ou se tornando ele mesmo o representante do partido nas eleições gerais de novembro.
Mas Gore afirmou neste domingo (30) que não está interessado no cargo em entrevista ao programa "60 minutes", da rede CBS de televisão. "Estou tentando ficar fora disso", disse o ex-vice-presidente do governo Bill Clinton.
Gore, que perdeu a corrida presidencial para George W. Bush em 2000, afirmou que também não pretende pressionar os pré-candidatos democratas a uma chapa conjunta. Ele é considerado um dos poucos políticos que ainda poderiam fazer Obama e Hillary concordarem em concorrerem juntos à Casa Branca.
Os comentários de Gore negam as afirmações do parlamentar democrata Tim Mahoney, da Flórida, que sugeriu que ele assumisse a nomeação do partido se os atuais pré-candidatos não conseguissem fazer um acordo por eles mesmos, em entrevista para a rede de jornais locais "Scripps".
"Se [a corrida pela candidatura] durar até a convenção, não deveríamos nos surpreender se encontrássemos alguém diferente na cabeça da chapa", afirmou Mahoney.
Alguns partidários que haviam criado uma organização para forçar o ex-senador a se apresentar como pré-candidato, a Algore-08.org, anunciaram na semana passada que estão preparados para retomar os esforços.
Gore rejeitou a sugestão: "Duvido seriamente que eu seja candidato".
Atualmente, o ex-candidato está completamente fora da política. Gore anunciou neste domingo (30) que está fundando uma campanha massiva e bipartidária para a arrecadação de fundos para combater o aquecimento global.
Quando questionado sobre uma possível volta ao cenário político pela rede CNN de televisão em dezembro do ano passado, Gore respondeu que não descartava a opção e, se voltasse, "seria para ser candidato à presidência".
Al Gore, que também é vencedor do Prêmio Nobel da Paz e protagonista de um documentário premiado com o Oscar, é um dos 795 superdelegados do partido que podem escolher livremente entre Obama e Hillary na Convenção Nacional do Partido Democrata, em agosto. |