Em cima da hora:
Classificados BP
1 (973) 344-4555
   Canais

 
Home Page
Ed. Sábado
Artigos
Brasileirão
Cartas do Leitor
Classificados
Ed. Anteriores
Orkut
   Ed. Flórida

 
Home Page
Humordido
Classificados
Editorial
Expediente
   Social Press

 
Connecticut
New York
Social Press
   Colunas

 
Batucando
Dajosan
Léa Campos
Opinião
   Serviços

 
Consulados
Cotação
Tradução
   Interação

 
Anuncie
Assine
Expediente
Fale Conosco
 
   Notícias dos Estados Unidos

16.04.2008 imprimir Imprimir
 

Catolicismo cresce entre hispânicos nos EUA, diz Vaticano

A religião católica --seguida por 24% dos americanos-- mantém posição no competitivo cenário religioso dos Estados Unidos graças principalmente aos hispânicos. Há cerca de 70 milhões de católicos nos Estados Unidos --ou seja, 23,9% de uma população de maioria protestante (51,3%) dividida em diferentes tendências --batistas, metodistas ou luteranos.

"Os EUA são um mercado muito competitivo em termos de religião", resumiu em uma conferência John Allen, correspondente no Vaticano, antes da chegada a Washington, na terça-feira, do papa Bento 16.

Os Estados Unidos representam o terceiro país católico mais importante do mundo, atrás do Brasil e do México, segundo um estudo do Pew Forum sobre as religiões.

A proporção de católicos nos EUA continua estável há várias décadas, mas o perfil dessa comunidade mudou muito ultimamente. A religião católica perdeu uma parte substancial de seus fiéis tradicionais: 31,4% dos americanos afirmam terem sido educados como católicos apesar de apenas 24,9% se declararem como tal, uma perda de 7,5%.

Contudo, essas perdas são amplamente compensadas pela imigração de católicos, vindos principalmente da América Latina e do leste da Europa e da Ásia.

Quase metade dos imigrantes (48%) que chegaram entre 2000 e 2007 são católicos, enquanto que os protestantes representam 22% e os mulçumanos, 2%.

Cerca de 75% dos mexicanos, que representam um terço dos imigrantes que chegam aos Estados Unidos, são católicos e metade dos imigrantes vindos de outros países da América Latina também o são.

Conversão

Paralelamente, a comunidade continua recebendo novos convertidos: 2,6% dos americanos adultos que se convertem ao catolicismo provêm de outra religião. A troca de religião é relativamente freqüente nos Estados Unidos.

Entre os protestantes, cerca de 52% permaneceram na tradição de sua infância, enquanto que 28% trocaram de credo e 20% abandonaram o protestantismo por outra religião ou mesmo por nenhuma. Conforme a evolução demográfica, a população católica continua crescendo nos Estados Unidos ao ritmo esperado do número de latinos.

Estimado em cerca de 42 milhões de pessoas atualmente, ou seja, 14% da população, o número de hispânicos irá triplicar em 2050 chegando a 130 milhões (29%).

"Enquanto a quantidade de hispânicos na população americana continuar crescendo, a proporção de católicos continuará aumentando", resume o estudo.

Os hispânicos representam 30% dos católicos, uma proporção que aumenta para 40% quando se analisa apenas os menores de 40 anos.

Existem 18.992 igrejas católicas e 42.271 sacerdotes nos Estados Unidos, dos quais apenas 5% são hispânicos. A Igreja católica administra a rede de escolas particulares mais importantes do país: 2,5 milhões de crianças freqüentam mais de 8.000 escolas.

Desde 2002, o escândalo dos padres pedófilos pesa sobre a Igreja Católica americana, que em 2007 já pagou 615 milhões de dólares para as vítimas em indenizações ou para evitar novos processos.

 
Comente sobre esta matéria:
 
nome:  
e-mail:  
assunto:  
Mensagem:  
   
Publicidade
Acesse!
Enquete
Na sua opinião qual o maior problema enfrentado pelos brasileiros nos EUA?
Preconceito
Imigração
Falta de trabalho
Custo de vida
Saudades de casa
Votar
resultado parcial...
BPMagazine.com Forum BP Assine Como Anunciar Fale Conosco Cadastro Eventos Famosos Aniversários Shows
  Publicidade
.
 
 
 
 
 
 
 
 
  clique para ampliar
Brazilian PressWebtiva.com | webdesign da Bahia Assine o Brazilian Press Anuncie no Brazilian Press Contatos