Flamengo atropela o Vasco e abre cinco pontos na liderança
Rio - O Flamengo disparou na liderança do Campeonato Brasileiro ao derrotar o Vasco por 3 a 1, no Domingo à noite, no Maracanã, em jogo marcado pela cordialidade de dirigentes dos dois clubes e conflitos entre facções da torcida do Vasco. Na tribuna de honra, Márcio Braga e Roberto Dinamite, presidentes de Flamengo e Vasco, assistiram ao clássico um ao lado do outro. Com a vitória, o Flamengo alcançou 26 pontos - cinco a mais que os vice-líderes Cruzeiro e Grêmio.
Mais de 60 mil pessoas compareceram ao estádio - a grande maioria, flamenguistas - para ver o domínio total do time dirigido por Caio Júnior. Equilibrado em todos os setores, mais entrosado e melhor arrumado taticamente, o Flamengo deixou para trás o incidente entre três de seus atletas e prostitutas em Minas Gerais, no meio da semana, após o empate com o Atlético-MG No domingo, com tranqüilidade, poderia ter aplicado uma goleada no rival.
Mas diminuiu o ritmo depois de ter marcado o terceiro gol, o mais bonito da partida: um potente chute de Cristian de fora da área. Antes, o Flamengo já havia estabelecido vantagem com facilidade. Logo aos 9 minutos de jogo, Ibson, de pênalti, abriu o placar. Depois, Fábio Luciano aproveitou uma trapalhada da zaga vascaína e fez o segundo gol.
O trio de atacantes do Vasco - Edmundo, Leandro Amaral e Jean - esbarrava na marcação forte do Flamengo. E a equipe de Antônio Lopes sentia falta de alguém que criasse as jogadas - Morais, cumprindo suspensão, não jogou. A cada gol do Flamengo, Márcio Braga era discreto na comemoração e Dinamite, recém-eleito, não escondia a tensão e o desconforto.
Com a superioridade total do Flamengo, torcedores do Vasco provocaram brigas na arquibancada. Grupos ligados ao ex-presidente Eurico Miranda deram início ao incidente, hostilizando Dinamite. Eles nem festejaram o gol de Alex Teixeira, já no final da partida.
Se o time do Vasco demonstrava abatimento após o jogo, no Flamengo a euforia era contida. Até porque o técnico Caio Júnior anunciou que pode trocar o Rio pelo mundo árabe. O Qatar SC, o mesmo que contratou Roger, do Grêmio, quer tê-lo já nos próximos dias. "Existe o interesse formal, já houve proposta e até contra-proposta, mas ainda não há definição. Vamos tentar buscar recursos para mantê-lo", disse o vice-presidente de Futebol, Kléber Leite. |