O HOMEM QUE ACREDITOU NA CRISE
por MARCO A. GODINHO
(Comentários, reclamações e xingações, envie para MarcoAGodinho@yahoo.com , ações legais, envie direto para o jornal!)
Esta história é uma história verídica e aconteceu recentemente. João veio para os U.S.A por volta dos anos 80. João é um homem muito trabalhador porém um tanto iletrado, nunca estudou. Na escola foi até o quarto ano primário. Quando aqui chegou trabalhou como um mouro, sem descanso. Trabalhava na construção, na limpeza, na sujeira, onde fosse possível e pudesse ganhar algum.
Casou-se com Maria, tiveram um filho, somente um, porque João não era tatu e sempre soube que a vida era dura. Quando o filho tinha dois anos, João já havia economizado o suficiente para abrir um botequinho e assim foi, abriu seu primeiro botequinho.
Neste estabelecimento o João era tudo, limpador, entregador, cozinheiro, contador e a Maria fazia o resto.
Com o dinheiro do primeiro botequinho, João e Maria abriram um “Botecão” e à partir daí começaram a expandir a rede.
O filho cresceu, foi para a escola.
João nunca havia estudado e queria que seu filho fosse “DOTOR”. Investiu uma fortuna na educação desse filho que foi parar em Harvard!!! Uma das mais conceituadas universidades americanas.
Enquanto o filho estudava economia em Harvard, João e Maria continuavam trabalhando duríssimo e aumentando o número de estabelecimentos. Já contavam com lojas em vários estados da união. Tudo isto à custa de um trabalho muito duro e noites em claro.
Quando o filho finalmente se graduou em Harvard e recebeu um título de ECONOMISTA com honras e méritos, João e Maria contavam com uma rede de 50 lojas.
A volta do filho à casa foi comemorada com uma grande festa, a qual o filho achou desnecessária, afinal o país estava entrando em uma recessão e no futuro o dinheiro iria ficar muito difícil!!!
Isto deixou João muito preocupado. Ele era um xucro, mas o filho não. O filho havia estudado em Harvard portanto sabia o que estava falando!
João e Maria pensavam: “nós não sabemos nada, mas o guri sabe. Ele é um moço estudado, se ele diz que tem recessão é porque tem recessão”!!!
O filho continuou com seu discurso, aprendido em Harvard, que o mundo estava à beira de um colapso financeiro e que poucos iriam sobreviver....
João, que nunca foi tatu, resolveu dar uma freada em sua onda de expansão, afinal a crise estava aí bem à sua porta e já não abriu uma nova loja que estava planificada.
João parou de suprir as lojas como vinha fazendo até então. Tinha medo e certeza de que os clientes iriam deixar de consumir, pois assim dizia seu filho, o “DOTOR”:- “Numa recessão mundial, o PIB baixa, as taxas de juros baixam, o dinheiro escaceia e o povo deixa de consumir....” e blá...blá...blá....blá....
Ora, com a falta de material para trabalhar e com produtos de quinta, os clientes foram deixando de aparecer.
A medida que a clientela baixava João tinha, cada vez mais, a certeza que seu filho estava certo. A RECESSÃO ESTAVA JÁ BATENDO EM SUAS PORTAS!!!
Uma a uma, cada loja do João foi fechando suas portas. A recessão estava cada vez pior. “- Bem que meu filho disse, fiz muito bem em mandar o bichinho prá universidade!!! Se eu não tivesse feito isso, eu nunca saberia dessa crise tão grande!!!
Hoje, o João não tem mais nenhuma das lojas, todas fecharam por culpa da imensa crise reinante.
Hoje, você pode encontrar o João e o filho “DOTOR”, trabalhando como empregados, vendendo cachorro quente, em um carrinho nas esquinas da cidade de Elizabeth em New Jersey.
Caso você esteja também preocupado com a crise, comece a não fazer mais nada. Pare sua vida e seus negócios, afinal a crise é de todos e para todos. O problema é que está começando a chover e eu vou-me já que está pingando!!!!!!!!! E, não esqueça,visite o www.marcoagodinho.blogspot.com e vote nos melhores e os piores das nossas comunidades. Ah! E meta a lenha em quem você quiser, o blog é sem nunhum tipo de censura. ESPERO VOCÊS NO
“WWW.MARCOAGODINHO.BLOGSPOT.COM”
(Quer contribuir com esta coluna? Envie para MarcoAGodinho@yahoo.com) |