Dólar
    Dólar
Compra: $1,92
Venda: $1,92
.
    Classificados
 
  CLIQUE AQUI
  1 (973) 344-4555
 
    Versões Impressas
 
  CLIQUE AQUI
 
    Notícias
 
Home Page
Ed. Sábado
E V E N T O S
M U S A   BP
Brasileirão
Cartas do Leitor
Ed. Anteriores
Fotos
Orkut
Twitter
 
    Social Press
 
Connecticut
New York
Social Press
 
    Ed. Sábado (acesse)
clique para acessar
 
    Colunas
 
Dajosan
Léa Campos
Opinião
Cozinha com Celina
Empreendedor
 
    Serviços
 
Consulados
Cotação
Tradução
 
    Interação
 
Anuncie
Assine
Expediente
Fale Conosco
 
leitores online
 
  Publicidade
 
  Colunas . Dário Santos

03.06.2009 imprimir Imprimir
 

COLUNA DAJOSAN
WASHINGTON DC - MARYLAND - VIRGINIA

O celibato na Igreja Católica começou 1073 anos depois de Cristo

A Igreja Católica vem sendo alvo de todo tipo de repúdio pela sociedade cristã e em geral devido a diversos atos de violações sexuais por parte de alguns sacerdotes. Quer seja um sacerdote ou não, tais atos sempre serão julgados e condenados de acordo com o peso de cada caso. Por outro lado, o que me faz pensar mais é: o por quê das proibições impostas as seres humanos que vieram a este mundo pelo Criador com o propósito de "crescei e multiplicai-vos", mas você, você e você não PODE !!!  

Esta é uma atitude cruel. Tanto que gostariam de ter uma família e servir ao seu Deus ao mesmo tempo. Como ensinar seus semelhantes a amar e não poder ser amado? Criar uma família para servir a Deus e não poder ter uma familia... e depois chegar ao fim da vida solitário por imposição em sua vocação de servir a Deus. Tenho certeza de que o plano de Deus não era assim e sim: "crescei e multiplicai"..., plano este para todos os seres vivos.

Eu aprendi que através da história tudo era diferente e foi o homem que criou os seus próprios tabus e preconceitos.

Visitando a internet encontrei o Blog do professor Adinalzir Pereira Lamego, cujo objetivo é simplesmente levar o conhecimento histórico à todos os habitantes do planeta e também colocar para os seus alunos um espaço de reflexão sobre as aulas de História. Para aclarar melhor a vida dos religiosos católicos que se dedicam a igreja e vejam como se desenrolou este processo.

Nestes tempos em que muito se discute o celibato entre os padres, leiam alguns trechos do artigo do escritor Tomás Eloy Martinez publicado no jornal La Nacion de 09/05/2009.

1. A maioria dos católicos ignora que aos sacerdotes e bispos não era proibido o matrimônio durante os primeiros dez séculos da vida cristã. Além de São Pedro, outros seis papas viveram em matrimônio. Até o Concilio de Elvira, que o proibiu no ano 306, um sacerdote podia inclusive dormir com sua esposa na noite anterior a celebrar a missa. Isso começou a mudar dezenove anos mais tarde, quando o Concílio de Nicéa estabeleceu que, uma vez ordenados, os sacerdotes não podiam mais se casar.

2. Em 1073, Gregório VII impôs o celibato. Definiu-se que o matrimônio dos sacerdotes era herético, porque os distraía do serviço ao Senhor e contrariava o exemplo de Cristo. Dezenas de historiadores supõem que a decisão de impor o celibato foi também um meio para evitar que os bens dos bispos e sacerdotes casados fossem herdados por seus filhos e viúvas em vez de beneficiar a Igreja. Em 1123 o Concílio de Letrán decretou a invalidade do matrimônio dos clérigos e, dezesseis anos mais tarde, o segundo Concílio de Letrán confirmou.


3. Quando o Concílio de Trento fixou a excelência do celibato sobre o matrimônio, fez doutrina das palavras com que São Gregório Magno havia condenado o desejo sexual durante seu papado no século VI. Só a Igreja Oriental adjunta a Roma, admite sacerdotes casados, mas deve haver contraído matrimônio antes da ordenação e nunca chegarão a bispos.

E você o que diz sobre tudo isso? Eu sou católico, sempre fui e não tenho nenhuma necessidade de trocar de religião por falhas dos homens no mundo.

 
Comente sobre esta matéria:
 
nome:  
e-mail:  
assunto:  
Mensagem:  
   
 
 
  Publicidade
.
 
 
 
 
 
WebtivaHOSTING | webtiva.com . Webdesign da Bahia!
| ANUNCIE | ASSINE | EXPEDIENTE | CLASSIFICADOS | FALE CONOSCO |
| Copyright © 2006-2009 . Brazilian Press . Todos os direitos reservados.
BPMagazine.com Forum BP Assine Como Anunciar Fale Conosco Cadastro Eventos Famosos Aniversários Shows