Cebola
A cebola é a base de todos os temperos, combina e oferece um sabor especial a quase todos os tipos de pratos.
Pode ser considerada como auxiliar do organismo na defesa contra infecções, eliminando ao mesmo tempo eventuais substâncias tóxicas através dos rins, resultado da ação dos seus sais minerais, principalmente o Fósforo, o Ferro, o Cálcio e vitaminas do Complexo B e vitamina C.
É indicada para abrir o apetite. Regulariza enfermidades do estômago. É ótima contra prisão-de-ventre, inchaços de qualquer natureza, problemas de pele, garganta, ossos, (reumatismo), intestino e é ainda diurética.
O caldo de cebolas fervido com mel é eficaz contra resfriados, gripes, tosse, bronquite e asma. Ela também depura o sangue e o fígado de substâncias tóxicas e aumenta a diurese.
Rica em elementos protetores contra infecção é a pior inimiga dos vermes intestinais, eliminando ao mesmo tempo eventuais substâncias tóxicas através dos rins. Essas propriedades, entretanto se perdem quando a cebola é cozida.
Ótima contra cálculos biliares, a cebola remove ainda as obstruções das vísceras e limpa as vias respiratórias. Crua colocada sob o nariz, ela corta hemorragias nasais.
Aplicado topicamente, o suco de cebola é muito bom para as picadas de aranhas, abelhas e vespas, enfim de insetos em geral. A cebola também é um excelente preventivo do enfarte. Frita ou assada, ajuda a dissolver coágulos sanguíneos. Para quem sofre de acidez estomacal ou formação de gases a cebola crua não é recomendada.
A cebola não apresenta grandes problemas para sua compra. Os únicos cuidados são: verificar sua consistência, uniformidade e brilho da casca.
Para evitar irritação nos olhos quando se corta uma cebola, basta colocar na ponta da faca um pedaço de pão, ele absorve boa parcela do cheiro e dos gases soltos, ou então coloque a cebola na geladeira por uns 10 minutos, ou ainda molhe-a em água fervente.
Seu período de safra é de setembro a março.
| Celina Passerine é radialista, publicitária com 25 anos de carreira em jornais, rádio e TV. Há 3 anos apresenta um programa diário na Rádio Cidade AM em Matão interior de São Paulo. O programa é o "Alto Astral", que tem variedades, dicas de saúde, cozinha, beleza, humor, música e a base é a culinária. Todos os dias tem uma receita diferente e essas receitas já renderam 2 livros. O programa é com a interação e a participação do ouvinte ao vivo, mandando suas receitas preferidas ou de famílias. O livro já está a venda na loja Central do Brasil. Todas as quartas-feiras o jornal BRAZILIAN PRESS trará a coluna COZINHANDO COM A CELINA, onde você, amigo(a) leitor(a) poderá participar, enviando sua receita, sugestões e pedidos de receitas direto para CELINA através do email celina.fogaoecia@hotmail.com. A todos vocês meus novos amigos boa sorte. Faremos pratos maravilhosos no decorrer do ano. Bom apetite a todos e até a próxima semana. |
|