.
.
    Dólar
Compra: $1,75
Venda: $1,75
.
    Classificados
 
  CLIQUE AQUI
  1 (973) 344-4555
 
    Versões Impressas
 
  CLIQUE AQUI
 
    Notícias
 
Home Page
Ed. Sábado
E V E N T O S
M U S A   BP
Brasileirão
Cartas do Leitor
Ed. Anteriores
Fotos
Orkut
Twitter

Vídeos

 
    Social Press
 
Connecticut
New York
Social Press
 
    Ed. Sábado (acesse)
clique para acessar
 
    Colunas
 
Léa Campos
Opinião
Celina
TV News
 
    Serviços
 
Consulados
Cotação
Tradução
 
    Interação
 
Anuncie
Assine
Expediente
Fale Conosco
 
leitores online
 

14.04.2010 imprimir Imprimir
 

Jornalistas: odiados por uns, amados por todos

Oficialmente o dia do jornalista é comemorado em 29 de janeiro, mas jornalista não tem dia e nem hora, ao contrário do poeta, nós não fazemos e sim esperamos acontecer. É uma missão das mais difíceis de cumprir e uma das profissões mais perigosas do mundo. Segundo a Organização Reporter Sem Fronteiras, 42 colegas foram mortos só no ano de 2003. Outros 766 estavam presos. O artigo 19 da Declaração Universal Dos Direitos Do Homem estabelece normas para a liberdade de expressão e de imprensa. Liberdade essa nem sempre respeitada, principalmente em países e por pessoas que desconhecem o sentido da palavra liberdade, seja de que espécie for.Cada profissão tem seu prumo e seu rumo, o nosso consiste em obedecer e seguir as seguintes regras:

•    "o quê" - o fato ocorrido

•    "quem" - o personagem envolvido

•    "onde" - o local do fato

•    "quando" - o momento do fato

•    "porquê" - a causa do fato

•    "como" - o modo como o fato ocorreu

É óbvio que como seres humanos somos passíveis de falhas e nem todos leem pela mesma cartilha, mas todos quando querem minutos de glória e de fama logo sorriem e se aproximam de uma câmera ou de um microfone, viram os reis da simpatia e da solicitude, porém na hora em que o caldo entorna, o primeiro a ser caçado e taxado de culpado é o jornalista e a imprensa como um todo.

Apesar dos holofotes e do glamour posso afirmar que assim como jogadores de futebol, jornalista é uma profissão onde poucos ganham muito e muitos ganham pouco. A profissão foi regulamentada por lei em 9 de fevereiro de 1967 em plena ditadura, época em que muitos colegas derramaram o sangue pela liberdade na Terra Brasilis sob o comando dos coturnos e das baionetas caladas. Por lei temos o direito de preservar em segredo a identidade de nossas fontes, mesmo quando interpelado judicialmente. Mas nada disso é facil, mesmo assim seguimos informando e levando pedradas, porém a sociedade precisa e merece nosso sacrifício e é graças ao trabalho dos jornalistas que estamos contruindo uma sociedade mais justa.

A jornalista Sandra Annemberg, apresentadora do Jornal Hoje, entrou no rol das mais comentadas, após uma volta ao vivo no jornal tecer o seguintes comentários, (um sobre a violência no Brasil e o segundo sobre as joias devolvidas pela ressaca do mar): "Quero crer que o que está sendo devolvido pelo mar seja devolvido também para os donos que perderam", disse. Comentário sobre as pessoas que pegavam joias nas areias da praia. E o segundo foi após a exibição de uma reportagem sobre mortes relacionadas a roubos de carros, na qual um entrevistado pedia que as pessoas não estacionassem "Em local ermo e mal iluminado, se possível", Sandra comentou: "Se possível que tenha mais segurança também".

Pasmem, boa parte dos telespectadores não gostaram dos comentários, ou seja, o povo não gosta de ouvir a verdade ou ao menos parte deles não gostam.Só me resta dizer gostando ou não, os bons profissionais com caráter e consciência da missão que executam jamais se calarão diante de qualquer fato. Essa é a nossa missão. Este é o nosso dever, pois assim como um médico, também podemos com um texto, uma locução ou uma simples frase salvar muitas vidas. Doa a quem doer, o bom jornalista só tem um compromisso: com a verdade dos fatos. Que subam os créditos e entre a vinheta.
 
Comente sobre esta matéria:
 
nome:  
e-mail:  
assunto:  
Mensagem:  
   
 
 
.
  Publicidade
.
 
 
 
 
 
 
WebtivaHOSTING | webtiva.com . Webdesign da Bahia!
| ANUNCIE | ASSINE | EXPEDIENTE | CLASSIFICADOS | FALE CONOSCO |
| Copyright © 2006-2010 . Brazilian Press . Todos os direitos reservados.
BPMagazine.com Forum BP Assine Como Anunciar Fale Conosco Cadastro Eventos Famosos Aniversários Shows