.
.
    Ed. Sábado
 
Home Page
 
    Dólar
Compra: $1,77
Venda: $1,77
 
    Classificados
 
  CLIQUE AQUI
  1 (973) 344-4555
 
    Versões Impressas
 
  CLIQUE AQUI
 
    Notícias
 
Home Page
Ed. Sábado
E V E N T O S
M U S A   BP
Brasileirão
Cartas do Leitor
Ed. Anteriores
Fotos
Orkut
Twitter

Vídeos

 
    Social Press
 
Connecticut
New York
Social Press
 
    Ed. Quarta (acesse)
clique para ampliar
 
    Colunas
 
Léa Campos
Opinião
Celina
TV News
Ela Disse
Batucando
Kansas City
Dario
 
    Serviços
 
Consulados
Cotação
Tradução
 
    Interação
 
Anuncie
Assine
Expediente
Fale Conosco
 
leitores online
 
  Notícias . Brasil

19.06.2010 imprimir Imprimir
 

Lei Seca reduz mortes em acidentes de trânsito

Curitiba reduziu em mais de 26% o número de mortos em acidentes de trânsito nos últimos 12 meses, comparado com o período de junho de 2007 a junho de 2008.

O resultado dos últimos dois anos é atrelado à Lei 11.705, a Lei Seca, que trouxe mais rigor na punição no motorista embriagado e levou a discussão sobre álcool e direção às escolas, empresas e mesas de bar.

Em todo o País, a redução de mortes causadas pelo trânsito foi de 6,2% no período de 12 meses após a Lei Seca, comparado aos 12 meses anteriores à lei. São 2.302 mortes a menos em todo o País, reduzindo de 36.924 para 34.597 o total de óbitos no trânsito.

No Paraná, esse recuo foi de 5,9%. Em relação à taxa de mortalidade (número de mortes no trânsito em cada 100 mil habitantes), o Brasil teve diminuição de 7,4% no mesmo período, passando de 18,7 mortes por 100 mil habitantes para 17,3. No Paraná, a redução foi de 7,7%.

“Gravidade e fatalidade dos acidentes têm diminuído. Quando se retira o fator embriaguez do trânsito, você retira o motorista que desrespeita sinalização, dirige em excesso de velocidade, invade contramão e outras situações com grande potencial de dano”, analisa o inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Fabiano Moreno.

Levantamentos da polícia mostram que a maioria absoluta dos motoristas infratores é de homens na faixa dos 25 aos 44 anos. Para fiscalizá-los, só no Paraná a PRF fez cerca de 300 testes do bafômetro por dia nesse ano.

“O que mais se verifica são motoristas flagrados quando fazem um pequeno percurso, como do bar para casa, quando o motorista acredita que o risco de se envolver em acidentes é menor, o que é um erro”, comenta o inspetor da PRF.

Nos próximos dias, a PRF vai divulgar um mapeamento de embriaguez ao volante no Estado, mostrando quais municípios recebem mais multas pela infração. Aos motoristas que se negam a fazer o teste do bafômetro, é feito um auto de constatação de embriaguez. O motorista não deixa de ser autuado e é encaminhado para a delegacia.

Ações

Curitiba foi escolhida para integrar o Projeto Vida no Trânsito, lançado ontem pelo governo federal. Até 2012, as cidades selecionadas devem desenvolver experiências bem-sucedidas na prevenção de lesões e mortes provocadas pelo trânsito e que possam ser reproduzidas por outras cidades brasileiras. Dois fatores de risco prioritários devem nortear as medidas de prevenção: associação entre direção e bebida alcoólica e excesso de velocidade.

Até a chegada da Lei Seca, o motorista que tivesse mais de 0,30 miligramas de álcool no ar assoprado no bafômetro era autuado. Ele seria preso com qualquer quantidade se estivesse oferecendo risco à segurança do trânsito, como dirigir em zigue-zague.

O que mudou

Hoje, qualquer motorista que apresentar acima de 0,10 miligramas é multado com R$ 957, perda da carteira de motorista por um ano e pode ter o carro apreendido.

A partir de 0,3 miligramas de álcool, mesmo sem conduta perigosa, ele é preso, pois se considera que ele expõe um risco. O limite de zero a 0,10 miligramas foi uma recomendação do Ministério da Saúde devido a anomalias fisiológicas que o motorista pode ter por influência de alguns medicamentos e doenças que podem gerar hálito etílico.

 
Comente sobre esta matéria:
 
nome:  
e-mail:  
assunto:  
Mensagem:  
   
 
 
 
 
.
 
.
.
.
.
.
WebtivaHOSTING | webtiva.com . Webdesign da Bahia!
| ANUNCIE | ASSINE | EXPEDIENTE | CLASSIFICADOS | FALE CONOSCO |
| Copyright © 2006-2010 . Brazilian Press . Todos os direitos reservados.
BPMagazine.com Forum BP Assine Como Anunciar Fale Conosco Cadastro Eventos Famosos Aniversários Shows