MundoNotícias

‘Manual de habilidades’ ajuda a tratar crianças traumatizadas pela guerra

0

Ayman, de 13 anos, vive em um campo de refugiados na Jordânia . Ele e sua família são de uma aldeia perto de Homs, cenário de alguns dos combates mais sangrentos da guerra na Síria. Neste ano, um míssil atingiu sua casa, forçando-os a fugir do conflito e unir-se a dezenas de milhares de refugiados sírios na Jordânia.

crianças guerra

Ayman é uma entre milhares de crianças refugiadas cuja saúde mental é prejudicada pelo conflito em seus países. Agora, ele e outras crianças sírias passam por um novo método que pode ajudar a revolucionar o tratamento de vítimas em zonas de guerra.

Uma equipe treinada ensina a crianças uma variedade de estratégias para lidar com suas experiências, usando o chamado Manual de Ensino de Técnicas de Recuperação, criado pela fundação Children and War (Crianças e Guerra, em tradução literal).

O manual já foi usado em jovens vítimas de conflitos em Uganda, Sri Lanka e Gaza. Agora, é aplicado em refugiados sírios. Consiste, entre outras coisas, na prática de técnicas de visualização, para mostrar-lhes que eles podem recuperar o controle sobre as imagens invasivas em suas mentes.

A ideia é simples: por meio dessas técnicas, as crianças aumentam sua própria capacidade de lidar com o que enfrentaram. E os resultados até agora têm sido impressionantes. “É como se eles recebessem uma caixa de ferramentas de habilidades. São habilidades para a vida”, diz Atle Dyregov, diretor da Children and War e um dos autores do manual.

As crianças aprendem a lidar com imagens e pensamentos invasivos, por meio de terapia de comportamento cognitivo e técnicas como relaxamento e visualização. Com isso, fica mais fácil para elas revisitar seus traumas por meio de desenhos ou dramatização.

O manual tem também técnicas de respiração e relaxamento, para ajudar as vítimas a encontrar um lugar seguro em suas mentes e buscá-lo em momentos de estresse. No entanto, o manual não é a solução para qualquer criança vítima de guerra.

Nahmat, uma das líderes do curso em Amã, na Jordânia, que tem usado o programa, diz ter notado diferença em muitas crianças, mas não em todas. “Muitas agora dizem ter controle completo sobre as imagens e sobre a dor”, conta ela. “Mas algumas ainda estão severamente afetadas e precisam de um especialista.”

Ainda assim, como um primeiro item na linha de defesa, o manual é útil porque requer pouca infraestrutura. Professores e psiquiatras locais são rapidamente treinados para usá-lo em centenas de crianças e pais que, caso contrário, provavelmente sofreriam sozinhos. Dyregov ressalta que, ao cuidar das crianças sírias, o método pode ajudar a prevenir um legado negativo de saúde mental em toda uma geração.


Manifestantes enfrentam polícia turca na Praça Taksim

Previous article

Papa Francisco diz que existe um ‘lobby gay’ dentro do Vaticano

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Mundo