NotíciasUSA

Ilha de destroços de tsunami de 2011 se aproxima da costa oeste dos EUA

0

detrocos ilha tsunami 2012Dois anos e meio depois do terremoto seguido de tsunami e crise nuclear no Japão, uma ilha artificial de destroços formada como consequência dessa catástrofe se aproxima do litoral dos Estados Unidos. A formação, de 700 mil km² (praticamente do tamanho da França) já foi apelidada de “51º  Estado americano”.

Estima-se que os ondas gigantes, que varreram uma área de 550 km², produziram um total de 5 milhões de toneladas de destroços de casas, barcos, móveis, madeira e plástico. Pesquisadores acreditam que cerca de 30% desse material (ou 1,5 milhão de toneladas) vaga agora pelo oceano numa compacta massa de detritos.

No momento, a ilha artificial se encontra a 2.700 quilômetros da costa Oeste dos Estados Unidos.O fenômeno, porém, não chega a preocupar a NOOA (National Oceanic and Atmospheric Administration, a agência climática norte-americana). Para o órgão, a tendência é que os destroços cheguem lentamente à costa durante o ano que vem e 2015.

Um estudo da Universidade do Oregon, entretanto, aponta uma ameaça mais visível ao país: junto com os detritos viajam também pelo menos 165 espécies de seres vivos que não existem nos Estados Unidos, a maior parte deles organismos de tamano microscópico. Eles representariam, hoje, uma ameaça concreta ao equilíbrio ambiental do país.


Ator Jorge Dória morre aos 92 anos

Previous article

Suspeito de tiroteio no Garden State Plaza em Paramus, NJ, encontrado morto, dizem as autoridades

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Notícias