MundoNotícias

Egito anuncia suspensão do estado de emergência e toque de recolher

0

egito

O Egito anunciou na terça-feira (12) a suspensão do estado de emergência e o toque de recolher impostos há três meses , dois dias antes do planejado, depois que um tribunal decidiu que a medida havia expirado. O governo egípcio, apoiado pelo Exército, anunciou o toque de recolher noturno em 14 de agosto, quando as forças de segurança desmontaram dois acampamentos de partidários do presidente islâmico deposto Mohamed Morsi no Cairo, provocando ondas de violência em que centenas foram mortos.

O estado de emergência permitiu às autoridades realizar prisões sem mandados e deu aos oficiais de segurança o direito de vasculhar residências.

A decisão do tribunal de suspender o estado de emergência aparentemente pegou o governo de surpresa. Apenas um dia antes, o ministro do Interior Mahmoud Ibrahim disse que ele seria suspenso hoje, quinta-feira, anunciando que posicionaria mais guardas para garantir a segurança nas ruas no momento – um sinal de preocupação em relação aos protestos intensificados.

A confusão ocorreu, porque o estado de emergência foi inicialmente anunciado por um mês em 14 de agosto. Mas o governo renovou a medida por mais dois meses em 12 de setembro. O tribunal na terça disse que isso significa que ele chega ao fim em 12 de novembro, e não no dia 14.

Centenas de manifestantes pró-Morsi têm realizado protestos quase diários contra o Exército. Autoridades egípcias prenderam milhares de ativistas islâmicos e apoiadores de Morsi nos últimos três meses.


Governo britânico oferece recompensa a mães que amamentam

Previous article

Sobreviventes de tufão nas Filipinas entram em desespero e reclamam de lentidão com ajuda humanitária

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Mundo