BrasilNotícias

Saiba como entender um contrato

0

caneta

Houve um tempo onde a palavra era tudo. Não precisava de contratos para que as coisas fossem executadas conforme o combinado. Entretanto, as pessoas foram deixando de cumprir os acordos e surgiu a necessidade de abandonar o estado de natureza, dando lugar a um estado de regras e punições. Nesse momento, surgiram os contratos, que garantem ao contratante a execução ou entrega de um produto ou serviço e “obrigam” o contratado a cumprir com o que foi anteriormente acordado.

O que é interessante é que, na maioria das vezes, quem redige o contrato acaba colocando  cláusulas dúbias, que podem induzir o contratante ao erro, principalmente quando estas especificações estão em letras, em muitos casos, ilegíveis de tão pequenas – conhecido como letras minúsculas ou miúdas. Para  o advogado especialista em direito do consumidor, Hugo Fanaia, atualmente é primordial que quem contrata tenha uma assessoria especializada para a leitura de contratos: “Somente um advogado especialista pode constatar, no meio de cláusulas obscuras, contraditórias e contrárias ao Direito e à boa-fé, onde está o direito da pessoa que está contratando. “, orienta Fanaia.

Segundo o advogado, um exemplo clássico dos dias atuais são os contratos de compra e venda de bem imóvel numa relação entre consumidor e construtoras. “O cliente que adere a este contrato, sem saber, acaba aceitando diversas cláusulas consideradas abusivas e que o colocam em desvantagem exagerada em relação à vendedora, como no caso da cláusula que diz que em caso de rescisão contratual o comprador não poderá reaver o que já pagou ou mesmo que poderá reaver o que pagou somente de forma parcelada”. Outro exemplo é o de locação de imóvel. Fanaia afirma que, mesmo sendo um contrato relativamente simples e de fácil leitura, em alguns casos induz o cliente a aceitar uma multa rescisória totalmente abusiva ou reajustes indexados por índices extraoficiais.

Fanaia esclarece que, para toda e qualquer situação de abuso em contratos, principalmente em casos que envolvem relação de consumo, é possível reverter cláusulas que só eram utilizadas em favor do contratado para serem utilizadas em favor do contratante.

Para o especialista, o intuito das empresas ao se utilizarem das famosas “letras miúdas” é o de ludibriar o consumidor, ou seja, a empresa, além de se utilizar, em muitos casos, de termos jurídicos extremamente técnicos, ainda reduz a fonte para um tamanho quase ilegível, já agindo de má intenção, pois geralmente, nestes espaços estão informações importantes para o cliente. Foi pensando nisso, inclusive, que o Código de Defesa do Consumidor sofreu uma alteração em 2008, determinando que a partir de 22 de setembro daquele ano, as letras dos contratos sejam todas acima ou iguais ao tamanho 12.

Além do tamanho da fonte nos contratos, um fator que dificulta o entendimento são os termos jurídicos, geralmente desconhecidos do consumidor comum. Para tanto é necessário que este tenha uma assessoria especializada, reitera Fanaia. O preço para essa assessoria pode variar entre estados e profissionais, mas de acordo com o advogado, em todos os estados a OAB estabelece um mínimo que pode ser cobrado por hora técnica de trabalho do advogado. Vale lembrar que, como a justiça acaba sendo lenta em muitos casos, dependendo do tipo de transação, pagar por uma assessoria pode evitar longos processos. Para consultar a hora técnica em sua região, entre no site da OAB regional, pois cada estado possui valores diferentes.


Papa diz que Igreja não mudará sua postura sobre aborto

Previous article

As principais dificuldades financeiras dos brasileiros

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Brasil