ComunidadeNotícias

Alunos de medicina da Rutgers e voluntários da LBV-USA levam ajuda a desabrigados de Newark

0

newark lbv

Alunos de medicina da Rutgers New Jersey Medical School em Newark e voluntários da Legion of Good Will (LBV dos Estados Unidos) atuarão em parceria no abrigo de residência emergencial do YMCA da Broad Street nesta quinta-feira (5) para a realização de uma edição especial da Ronda da Caridade, tradicional programa semanal de socorro aos desabrigados de New Jersey. Além da famosa refeição quente com frutas, café, cobertores e palavras de encorajamento sempre levados pelos voluntários da LBV, os futuros médicos se mobilizaram para oferecer diversos serviços na área de saúde para as mais de 150 famílias que se encontram em situação de extrema vulnerabilidade social neste abrigo emergencial.

Aferição de pressão, medição de glicose e marcação de consultas médicas são alguns dos serviços somados à Ronda da Caridade especial. “Temos trabalhado nos últimos três meses em parceria com a LBV num programa de orientação e integração dos calouros recém-chegados à Rutgers New Jersey Medical School neste semestre. Conseguimos arrecadar milhares de itens de higiene e primeiros socorros que se tornarão um presente a estas famílias”, explica Romy Fontoura, aluna do segundo ano e uma das responsáveis pelo programa de orientação da Rutgers New Jersey Medical School (NJMS). Os alunos prepararam ainda um folheto informativo com todos os serviços medicos gratuitos disponíveis na cidade para orientar principalmente aqueles que estão nas ruas por falta de assistência de saúde. “Aos que mais necessitarem, vamos também marcar na mesma hora a consulta gratuita na Clínica SFHCC do Hospital Universitário”, conta Romy. O grupo de estudantes em parceria com esta ação da LBV ganhou até nome: NJMS Cares. Essa cooperação humanitária tornou-se uma ação permanente e pretende continuar crescendo com o apoio da comunidade.

A Ronda da Caridade é um programa de socorro emergencial criado pela Legião da Boa Vontade no Brasil na década de 1940. A LBV é uma instituição de caráter educacional, cultural e de assistência social, fundada no Rio de Janeiro há mais de 63 anos e hoje presente em sete países. “São os próprios voluntários que organizam as doações e preparam as refeições todas as semanas para aliviar o sofrimento de quem não tem um teto ou o que comer”, destaca Danilo Parmegiani, representante da LBV-USA.

Outra preocupação da LBV dos Estados Unidos é levar também uma palavra de conforto e encorajamento, uma vez que resgatar a autoestima dos atendidos é um dos principais objetivos do programa. Para se tornar um voluntário ou contribuir com a Ronda da Caridade, basta ligar para (973) 344-5338 ou ir pessoalmente ao Centro Comunitário da LBV-USA, localizado à 20 Calumet Street, Newark, NJ.

Serviço:

  • O que: Ronda da Caridade especial
  • Quem: Voluntários da LBV-USA e Alunos de Medicina da Rutgers em apoio aos homeless de Newark
  • Onde: YMCA Emergency Residence em Newark, 600 Broad Street.
  • Quando: 5/dezembro, de 7 às 9 p.m.
  • Como: Distribuição de refeição quente, cobertores, frutas, café, kits de higiene, além de serviços de saúde

Contatos:


O Natal da Fábrica de Sonhos

Previous article

Acidente fatal na Rota 280 em New Jersey

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Comunidade