MundoNotícias

Filha do rei da Espanha é acusada de suposto crime fiscal e lavagem de dinheiro

0

-

A infanta Cristina, filha mais nova do rei da Espanha, foi acusada na terça-feira de suposto crime fiscal e lavagem de dinheiro e foi convocada a depor no dia 8 de março, anunciou o tribunal de Palma de Mallorca.

O juiz José Castro investiga sua participação em uma empresa da qual era co-proprietária junto com seu marido, Iñaki Ungardarin, e através da qual supostamente foram desviados fundos públicos.

A investigação, realizada pelo juiz desde 2010, é a primeira que aponta diretamente para um membro da família real espanhola e contribuiu para deteriorar sua imagem entre a população.

O juiz decidiu acusar a infanta, de 48 anos, apesar da oposição da procuradoria. No início de 2012, José Castro já havia acusado Cristina uma primeira vez, mas a decisão foi suspensa pela procuradoria anticorrupção.

A investigação está concentrada nas atividades do marido da infanta, Iñaki Urdangarin, de 45 anos, suspeito de ter desviado 6,1 milhões de euros de dinheiro público entre 2004 e 2006 através do Instituto Noos, uma empresa sem fins lucrativos que dirigia junto com seu ex-sócio Diego Torres.

A imagem e a popularidade da monarquia se degradaram muito nos últimos anos. Na segunda-feira, o rei Juan Carlos, de 76 anos, apareceu pela primeira vez em público após uma operação de quadril em uma cerimônia militar e mostrou sinais visíveis de cansaço.


Senado confirma primeira mulher como presidente do banco central do país

Previous article

Lei Federal proíbe que itens de uso coletivo sejam exigidos lista escolar

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Mundo