ComunidadeNotícias

Republicanos aceitam legalização, mas não para todos os imigrantes

0

barack obama

Deputados republicanos apresentaram na noite de quinta-feira uma série de “princípios” para a reforma das leis de imigração americanas que, em linhas gerais, restringem o grupo dos imigrantes que seriam beneficiados pela nova legislação.

A reforma imigratória, apresentada pelo governo, abre a possibilidade de que os mais de 11 milhões de imigrantes indocumentados que vivem nos Estados Unidos legalizem a sua situação. Os republicanos querem que sejam beneficiados apenas os imigrantes que não tenham histórico criminal, paguem impostos atrasados e aprendam inglês, entre outros requisitos.

Os republicanos, que são maioria entre os deputados na Câmara dos Representantes, têm indicado sua preferência por votar a reforma imigratória em partes, e não como um todo, como ocorreu no Senado, em julho do ano passado.

Na ocasião, os senadores deram seu aval ao projeto, que busca criar uma via “árdua, porém justa” aos milhões de imigrantes irregulares no país, muitos deles latino-americanos.

O texto agora tramita na Câmara dos Representantes, onde poderá sofrer modificações. E a carta publicada na quinta-feira pelos opositores do presidente Barack Obama aponta nessa direção.

No documento, eles defendem que as questões envolvendo a imigração não podem ser resolvidas com uma única e extensa legislação que “poucos leem e não entendem”.

Os republicanos ainda indicaram que poderiam aprovar um projeto de lei que permitiria a naturalização de filhos de imigrantes (cerca de 1,5 milhão de pessoas) trazidos para os Estados Unidos pelos seus pais quando crianças – os chamados dreamers.

Entre outros pontos defendidos na carta de princípios está a facilitação da regularização de trabalho para estudantes estrangeiros que se formam em universidades americanas e desejam trabalhar no país. Disseram que a concessão de vistos e de green cards precisa refletir as necessidades dos empregadores e o desejo desses indivíduos em poder ajudar a economia crescer. O documento reitera, no entanto, que todas as medidas seriam postas em prática uma vez que ações sejam implementadas para “fortalecer as fronteiras americanas”.

Para isso, defende uma política de “tolerância zero” com os que entram no país ilegalmente ou permanecem no país com visto expirado.

O senador republicano John McCain emitiu comunicado pouco após a divulgação do documento, afirmando que os “princípios” representam um passo positivo “na direção correta”.

Apesar de definirem a carta de princípios como “vaga”, alguns analistas acreditam que o documento representa o início do esforço do partido de ganhar apoio entre eleitores hispânicos, que nos últimos anos têm declarado sua preferência pelos democratas.

Organizações em defesa da imigração criticaram as propostas. Chris Newman, diretor jurídico da NDLON, organização nacional de trabalhadores diaristas, disse que as ideias republicanas deixam claro que o partido continua buscando  “criminalizar os imigrantes”.

“A melhor forma para resolver a questão é o presidente (Barack Obama) liderar com ações concretas. A suspensão de deportações vai estimular o consenso para reforma, além de aliviar sofrimentos desnecessários e a injustiça prolongada”, afirmou Newman.


Em Elizabeth, imigrante latina é indiciada pela morte da própria filha

Previous article

Polícia de Newark captura grupo que transportava heroína para todo o Estado

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Comunidade