EsportesNotícias

Atlético-MG mantém esquema de Cuca, mas muda maneira de atuar

0

cuca

O técnico Paulo Autuori completará na quinta-feira um mês no comando do Atlético-MG. Apesar do pouco tempo e de muitos jogos em sequência, aos poucos a equipe mostra que, apesar de ter a escalação quase idêntica ao do time campeão da Libertadores 2013, a maneira de atuar se distancia daquela adotada pele antecessor Cuca.

Ao longo dos seis primeiros jogos na temporada, o time comandado por Autuori ainda não conseguiu engrenar. Marcou apenas três gols, dois na vitória sobre o Nacional, por 2 a 1, pelo Mineiro, e outro no triunfo sobre o Zamora na estreia da equipe na Libertadores.

A campanha no Estadual deixa a desejar e aumenta a cobrança da torcida sobre o treinador, que chegou ao Atlético com forte rejeição. Em cinco jogos pelo Mineiro, o time venceu uma, empatou duas e perdeu duas. Somou cinco pontos em 15 disputados e ocupa o 9º lugar na tabela.

Em função da disputa do Mundial de Clubes, no Marrocos, a pré-temporada atleticana ficou comprometida. Os jogadores que disputaram o torneiro da Fifa retornaram das férias somente em 20 de janeiro. Nove dias depois o time estreou no Mineiro.

Substituto de Cuca, que recebeu proposta milionário a China e deixou o Atlético depois do Mundial, Paulo Autuori manteve o esquema tático do antecessor, mas mudou as características do time. Confira abaixo cinco alterações na equipe alvinegra.

1 – Sistema defensivo sólido

Ponto sempre criticado do time de Cuca, a defesa atleticana mostra que vem se acertando. Mesmo com duas baixas, Réver e Emerson se machucaram, e duas contratações, Otamendi e Edcarlos, prejudicando o entrosamento, a defesa é o ponto forte de Paulo Autuori. O time mineiro sofreu cinco gols em seis jogos, mas nos últimos dois duelos passou sem ser vazado, mostrando crescimento.

2 – Marcos Rocha marcador

Antes peça fundamental no ataque do técnico Cuca, o lateral-direito Marcos Rocha vem se destacando defensivamente. O jogador, que era arma surpresa no ataque, tem ficado mais preso à marcação, assim como Dátolo, que tem sido improvisado na esquerda e também tem tido características importantes na marcação.

3 – Volante vira arma surpresa no ataque

O volante Josué, que chegou durante a Libertadores de 2013, era escalado por Cuca como jogador de contenção para a defesa. Com Paulo Autuori, o experiente jogador, que se destacou sob seu comando no São Paulo, de 2005, virou elemento-surpresa na área adversária. A maior liberdade é aprovada pelo atleta.

4 – Menor poder ofensivo

Se o sistema defensivo vem crescendo e dando menos preocupação para o torcedor, o ataque alvinegro vive momento bem diferente ao da era Cuca, quando o quarteto de ataque chamava atenção. O time mineiro marcou apenas três gols em seis jogos na temporada, sendo que todos foram marcados pelo centroavante Jô.

5 – Ronaldinho centralizado e participando da marcação

Principal nome do Atlético, Ronaldinho Gaúcho realizou apenas dois jogos pelo Atlético nesta temporada. Nas duas partidas, o armador mostrou que foi orientado pelo treinador a atuar centralizado, sem cair pela esquerda, como acontecia com Cuca, que em determinados momentos era deslocado para a função que fazia na época de Barcelona. O meia também vem sendo importante na compactação do meio de campo, dando combate no adversário.


Média de gols do Santos despenca com Damião e preocupa investidores

Previous article

Prédio desaba e mata 10 pessoas na Coreia do Sul

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Esportes