MundoNotícias

UE melhora previsões de crescimento, recuperação se consolida

0

euroA União Europeia revisou para cima na terça-feira as previsões de crescimento para a região e destacou que as reformas realizadas pelos estados membros tornam a modesta melhora sustentável.

A zona do euro (integrada por 18 dos 28 países da União Europeia, UE) crescerá em média este ano 1,2% e 1,8% em 2015, pouco mais que o previsto em novembro (1,1% e 1,7%), segundo a Comissão Europeia. Por outro lado, a UE em conjunto crescerá 1,5% este ano e 2% no próximo, em ambos os casos um décimo a mais que em suas estimativas anteriores.

A zona do euro pôs fim a 18 meses de recessão no segundo trimestre de 2013 e, após “três trimestres consecutivos de uma tímida recuperação, está previsto um moderado crescimento”, afirma a Comissão em seu relatório sobre previsões de inverno.

A Alemanha, principal potência econômica do bloco, crescerá 1,8% este ano e 2% em 2015, um pouco mais que nas previsões de novembro, enquanto a França crescerá 1% em 2014 e 1,7% no próximo ano.

A Comissão também prevê uma melhora na Espanha, onde prevê um crescimento para este ano de 1% e de 1,7% para o próximo. Essa projeção coincide com a do governo espanhol anunciada nesta terça-feira pelo presidente Mariano Rajoy para este ano, e melhora inclusive a de Madri (1,5%) para o próximo.

A Grécia, que teve que ser resgatada duas vezes, espera pôr fim a seis anos de profunda recessão com um crescimento de 0,6% este ano e de 2,9% no próximo, enquanto a Itália crescerá também, 0,6% e 1,2%.

A Grã-Bretanha, que não faz parte da zona do euro, se afasta de seus sócios comunitários com um crescimento de 2,5% este ano e 2,4% no próximo.

Em comparação, a economia dos Estados Unidos crescerá este ano 2,9% e 3,2% no próximo.

A Comissão considerou que a probabilidade de deflação é marginal na zona do euro.

A inflação caiu de forma constante nos últimos meses (0,8% em janeiro) a um nível muito inferior à meta de 2% do Banco Central Europeu.

Isso evidencia a fragilidade do consumo das famílias e gera temores de um cenário de queda de preços, salários e investimentos que poderia provocar um ciclo do qual seria difícil sair.

A Comissão destaca que se esse risco for afastado, a recuperação seria mais forte que o esperado, especialmente se “forem realizadas reformas estruturais mais audazes”.

Com essas perspectivas, a Comissão considera que a inflação na zona do euro se situará este ano em 1% e em 1,3% no próximo, inferior à previsão anterior de 1,5% e de 1,4%.

No caso do desemprego, seria mantido o atual recorde de 12% este ano e será preciso esperar o próximo para que seja reduzido a 11,7%, melhor que as previsões em novembro.

As finanças dos estados membros que sofreram os embates da crise da dívida mostram sinais de se estabilizar, disse a Comissão, embora previna que ainda há muito a fazer.

O déficit público médio da zona do euro – a diferença entre as receitas e os gastos dos estados – se situará em torno de 2,6% do Produto Interno Bruto este ano e de 2,5% em 2015, abaixo da meta de 3% que a UE fixa.

Contudo, é levemente pior que as estimativas anteriores de 2,5% e de 2,4%.

A dívida total acumulada não melhorará muito e se situará em 95,9% e 95,4% neste e no próximo ano, respectivamente, muito acima do limite de 60%.

Contudo, as diferenças, considerando caso a caso, são grandes. A Alemanha terá um déficit zero, enquanto a França descumprirá a meta de 3% acordada com a Comissão para estabilizar suas contas públicas. Seu déficit será de 4% em 2014 e de 3,9% em 2015.

O déficit da Espanha será de 5,8% este ano, frente a 7,2% de 2013, antes de voltar a subir a 6,5% em 2015 após a redução dos estímulos, prevê a Comissão.

A Grécia, que está em difíceis negociações com os credores internacionais sobre suas reformas e futuras necessidades financeiras, voltará a positivo (1%) em 2015, após um déficit de 2,2% este ano e de 13,1% em 2013.


Imprensa chilena exalta ‘massacre’ do Cruzeiro e vê La U “humilhada”

Previous article

Mubarakista é nomeado primeiro-ministro do Egito

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Mundo