MundoNotícias

Ex-presidente egípcio Mubarak condenado a três anos de prisão

0

EGYPT-POLITICS-MUBARAK-TRIAL

O ex-presidente egípcio Hosni Mubarak foi condenado na quarta-feira a três anos de prisão por desvio de recursos públicos. Seus dois filhos receberam pena de quatro anos. A condenação acontece três anos e meio depois de Mubarak ter sido derrubado por uma revolta popular.

Mubarak, 85 anos, era julgado em primeira instância por um tribunal do Cairo por corrupção, acusado de ter desviado, ao lado dos filhos Gamal e Alaa, 125 milhões de libras egípcias (13,5 milhões de euros) do orçamento dos palácios presidenciais. Ele também está sendo julgado, em outro processo, pela morte de manifestantes durante a revolta do início de 2011 que acabou com seus 30 anos de poder.

No processo por “cumplicidade de homicídio”, Mubarak corre o risco de ser condenado à prisão perpétua. Pena que recebeu em primeira instância em junho de 2012, antes de um tribunal superior determinar um novo julgamento.

Os julgamentos do ex-presidente atualmente estão ofuscados pelos processos de seu sucessor, o islamita Mohamed Mursi, o único presidente eleito democraticamente no Egito, mas que foi destituído há 11 meses pelo exército.

Mursi e praticamente todos os dirigentes da Irmandade Muçulmana, sua organização, podem ser condenados à morte em vários julgamentos. O governo dirigido de fato pelo exército realiza uma violenta repressão de seus partidários.


Espécie desaparecida de serpente é redescoberta no México

Previous article

Ataques na Nigéria deixam 118 mortos e 56 feridos

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Mundo