ComunidadeNotícias

Imigrantes ilegais terão carteira de identidade em New York

1

identidade

O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, sancionou na quinta-feira em New York uma nova lei que determina a entrega de carteiras de identidade municipais para os moradores, incluindo imigrantes em situação ilegal.

De Blasio afirmou que esse documento ajudará os cerca de 500 mil imigrantes clandestinos que vivem em New York a abrir uma conta bancária, alugar um apartamento, ter acesso a escolas ou a creches, inscrever-se em bibliotecas públicas e até se apresentar para entrevistas de emprego. “Os que solicitarem essa carteira não terão de responder a nenhuma pergunta referente a seu status migratório”, garantiu o prefeito democrata.

A identidade “busca normalizar e melhorar a vida da gente”, explicou depois, ao descrever a cidade como um “farol de esperança e inclusão”. A carteira de identidade estará disponível a partir de janeiro de 2015 e será gratuita no primeiro ano. Para obtê-la, os solicitantes terão de apresentar uma prova de sua identidade e de seu local de residência em New York. A cidade tem 8,4 milhões de habitantes, dos quais 36,9% são estrangeiros, segundo o Censo municipal. Nos Estados Unidos, onde não existe “carteira de identidade”, é muito comum usar a carteira de motorista como documento. Em New York, porém, uma cidade coberta por uma ampla e eficiente rede metroviária, 46% dos habitantes não têm carteira de motorista.

O braço nova-iorquino da ACLU, a maior organização de direitos civis nos Estados Unidos, advertiu que a nova lei poderá permitir às autoridades manterem por dois anos os documentos originais apresentados pelos interessados e depois enviá-los para a polícia.

Segundo a organização, fazer a carteira seria uma “aposta”, que pode se traduzir em julgamento ou em deportação. A Câmara Municipal aprovou sua criação em 26 de junho.

Esse sistema já existe em outras grandes cidades, como Los Angeles, São Francisco e Washington. Nos Estados Unidos, vivem cerca de 11 milhões de imigrantes clandestinos. Em nível federal, o projeto de reforma promovido pelo presidente Barack Obama está parado no Congresso.


4 adolescentes presos por agressão sexual a uma garota, gravaram o ato no celular

Previous article

Legisladores do Texas anunciam projeto de lei para agilizar a remoção de crianças da fronteira

Next article

You may also like

1 Comment

  1. olha ai jania…….cleunice

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Comunidade