MundoNotícias

Pedofilia na Igreja australiana é o dobro do estimado pelo Papa, afirma grupo católico

0

papa francisco

Um órgão católico australiano encarregado de combater a pedofilia na Igreja afirmou na terça-feira que o número de sacerdotes pedófilos no país foi historicamente de 4%, o dobro do que o Papa Francisco estimou, segundo o jornal italiano La Repubblica.

O jornal italiano publicou no domingo uma entrevista do santo padre na qual ele dizia que, “segundo números contrastados, a porcentagem de pedófilos na Igreja é de 2% (…) Estes 2% incluem sacerdotes e inclusive bispos e cardeais”.

Pouco depois, o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, afirmou que os números não correspondem com o que o Papa quis dizer em sua entrevista a Eugenio Scalfari, o fundador do La Repubblica. Francis Sullivan, chefe do Conselho para a Verdade, a Justiça e a Reparação, declarou que esta porcentagem foi historicamente maior na Austrália.

O conselho está compilando uma base de dados sobre abusos sexuais cometidos por religiosos na Austrália que remonta a 1940. Segundo os dados preliminares, a porcentagem de padres que abusaram de crianças foi de 4% na ilha-continente, segundo Sullivan. “Até o momento temos números muito mais altos do que o Papa disse na imprensa”, declarou Sullivan à AFP. O funcionário insistiu que a estimativa é um cálculo histórico, e que isso “não significa que no clero atual existam 4% de culpados de abusos sexuais de crianças”.

O conselho espera concluir a base de dados em nível nacional no fim do ano.


Técnico do líder do Brasileirão diz não pensar em seleção brasileira

Previous article

Acidente no metrô de Moscou deixa 19 mortos

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Mundo