NotíciasUSA

McDonald’s lança McNuggets de tofu no Japão após escândalo da carne vencida

0

mcnuggets tofu

O McDonald’s japonês lançou um novo produto: nuggets de tofu. Na sequência do escândalo da carne vencida vendida ao McDonald’s por um fornecedor chinês, é tentador enxergar nos Tofu Shinjo Nuggets uma tentativa da rede de fast food de se distanciar dos produtos de origem animal até que a tempestade se dissipe.

A manchete do Christian Science Monitor sobre os nuggets de tofu indicava exatamente isso: “McNuggets de tofu? Mcdonald’s japonês aposta no vegetarianismo em meio a temores envolvendo carne vencida”.

Mas, na verdade, os nuggets de tofu não são comida vegetariana: eles contêm pedacinhos de peixe junto com o tofu e legumes. Mesmo assim são uma ótima ideia, independentemente de escândalos de carne vencida. Uma ideia que o McDonald’s deveria importar para o seu país de origem.

No ocidente, o tofu ganhou a má reputação de pálido e pouco convincente substituto para a carne. Enquanto imitação de carne, o valor do tofu é quase nulo: sua textura macia e gelatinosa em nada lembra a do frango ou da carne bovina. Mas, como acompanhamento da carne, o tofu se torna muito mais interessante.

Ao combinar tofu e peixe, os Tofu Shinjo Nuggets do McDonald’s dão prosseguimento à antiga tradição asiática de combinar carne e tofu, ou vice versa. Pratos chineses como o ma po tofu, que combina tofu e porco num molho apimentado, e pratos japoneses como o agedashi tofu, no qual o tofu frito é molhado num saboroso caldo de peixe, não tentam oferecer o tofu como proteína animal falsa: eles aproveitam o caráter absorvente do tofu ao combiná-lo com ingredientes mais saborosos. A popularidade desses pratos demonstra que muitos não-vegetarianos gostam de tofu quando este é misturado à carne.

Se o McDonald’s levar os Tofu Shinjo Nuggets para outros mercados – como o americano, por exemplo – a rede dificilmente vai conquistar os vegetarianos mais dedicados, mas a imagem do tofu aos olhos do público poderia ser reabilitada.

E depois que os americanos perceberem que o tofu fica gostoso quando misturado a produtos animais, nuggets de tofu e frango – e talvez até hambúrgueres de tofu e carne – podem deixar de soar como uma extravagância. Os Chicken McNuggets, em especial, já passam por tamanho grau de processamento que talvez as pessoas nem percebam a diferença se o McDonald’s começar a prepará-los com um pouco de tofu.

Se as redes de fast food incorporarem proteína vegetal em seus pratos de carne, elas podem reduzir significativamente a demanda por carne produzida em regime industrial, algo que por sua vez diminuiria os efeitos da pecuária industrial sobre o meio ambiente e o bem estar dos animais. O McDonald’s não precisa “virar vegetariano” para reduzir significativamente a quantidade de carne que vende – e os Tofu Shinjo Nuggets são um passo na direção certa.


MP investiga se terra contaminada da USP Leste veio de obras do Templo de Salomão

Previous article

Vários sacos de lixos são removidos com centenas de ratos em New York

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Notícias