Estados Unidos fecham centro de detenção

Estados Unidos fecham centro de detenção
20 novembro 13:32 2014 Imprimir

U.S. Border Patrol Houses Unaccompanied Minors In Detention Center

O Governo dos Estados Unidos anunciou na terça-feira que fechará um de seus três centros de detenção para adultos e menores imigrantes detidos na fronteira em Artesia (Novo México), mas transladará seus ocupantes a novas instalações com maior capacidade no Texas.

A Agência de Imigração e Aduanas dos USA (ICE), falou em um comunicado que fechará em dezembro o centro de detenção que abriu este ano em um campo de treinamento das forças de segurança situado em Artesia, como medida de emergência diante da onda de imigrantes procedentes em sua maioria da América Central.

No entanto, os 450 imigrantes que permanecem nessas instalações, a maioria crianças e adultos procedentes de Honduras, El Salvador e Guatemala, serão enviados ao centro de detenção já existente em Karnes City (Texas) e outro novo que será inaugurado em dezembro em Dilley, no mesmo estado.

Em setembro, o ICE adiantou que planeja abrir um novo centro de detenção de famílias em Dilley, com capacidade inicial para 480 pessoas em sete meses chegaria ter um total de 2.400.

A administração do presidente Barack Obama busca assim estar preparada em caso de que aconteça uma nova onda de crianças e famílias imigrantes, como os mais de 66.000 não acompanhados, a maioria do norte da América Central, que cruzaram este ano a fronteira fugindo da violência e do narcotráfico em seus países de origem.

Ainda que esse fluxo de imigrantes tenha reduzido consideravelmente nos últimos meses, “as instalações de Dilley proporcionarão uma capacidade de valor incalculável em caso de que voltem a aumentar as apreensões de adultos com crianças na próxima primavera”, disse o diretor d ICE, Thomas S. Winkowski.

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) tem solicitado reiteradamente aos Estados Unidos fechar os três centros de detenção de imigrantes que mantêm, por considerar que não é apropriado manter crianças detidas.

No entanto, o ICE defendeu que esses centros são “uma alternativa eficaz e humana para manter as famílias unidas enquanto esperam o resultado de seus processos de imigração”.

  Editorias:




Escreva um comentário

Nenhum comentário

Nenhum comentário ainda...

Seja o primeiro a comentar!.

Publique seu comentário

Your data will be safe! Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person.
All fields are required.