ComunidadeNotícias

Fotografia: Ensinar é uma questão de experiência

0

Alex Borghi

Há cerca de 10 anos, praticamente não se ouvia falar sobre a existência de cursos técnicos disponíveis em português nas comunidades brasileiras. Quem dirá cursos bem especializados como o de fotografia. Um dos pioneiros a abrir novas oportunidades no mercado foi o fotógrafo e orientador Alex Borghi, há 12 anos em Framingham, Massachussets De lá para cá, muitos profissionais foram formados e hoje estão trabalhando nos seus próprios estúdios, aqui ou mesmo no Brasil. Porém, o instrutor diz que está preocupado com o número de cursos iniciados por profissionais desqualificados e diz que é preciso estar alerta. Borghi graduou-se em Fotografia Comercial na Brooks Institute, uma das universidades tops de fotografia nos EUA, fez vários cursos de especializacao pela Nikon School, tem inúmeros trabalhos publicados e exerce sua carreira fotográfica há mais de 20 anos.

Fotografia é um assunto abrangente. Muitos fotógrafos começaram a ensinar de várias formas diferentes, para todo tipo de público. “ Eu acho ótimo que muita gente está se interessando pela fotografia, especialmente nessa era digital com tantas facilidades. Também acho importante que os fotógrafos troquem figurinhas entre si, más tudo com ética, principalmente com relação aqueles a quem vamos ensinar”, diz. Borghi ministra cursos desde básicos a avançados com duração média de 12 aulas, ou o equivalente a 3 meses. Segundo ele, alguns dos seus ex-alunos estão finalizando o seu curso e querendo começar a ensinar fotográfia iniciando novos cursos. “Quero apenas esclarecer a comunidade que quando o aluno finaliza o meu curso eu dou um certificado de conclusão que pode ate ser autenticado no Consulado do Brasil em Nova York. Porém o meu curso não forma profissionais para dar aulas de fotografia. Meu curso apenas oferece as noções principais para capacitar o aluno a sair fotografando, a começar seu próprio estúdio ou mesmo a ir trabalhar nesta área”, enfatiza.

Segundo Alex Borghi, há algumas modalidades que são pre-requisitos aos estudantes de fotografia, como aprender a dominar totalmente os equipamentos, conhecer as diversas técnicas de enquadramento, distância focal, profundidade de campo, composição, exposição, abertura de diafragma e velocidade. Também é fundamental aprender sobre iluminação de estúdio e externa, lidar com todos os tipos de luminosidade, montar cenários, usar corretamente o flash, manusear as tochas compactas e geradores, dominio da luz reflectiva e incidente. Finalmente, a última dica é aprender a editar e tratar as imagens. “Ensinar tudo isso de forma compacta, e com linguagem acessível é uma arte. É preciso muito domínio das técnicas, didática e alguns bons anos de experiência que só vem mesmo com muita prática e o exercício da profissão”, comentou. Borghi trabalhou durante muitos anos como fotojornalista em jornais como a Folha de São Paulo o jornal Americano Metro West Daily News em Massachussets e The Brazilian Sun na Florida. Seus cursos ficaram bem conhecidos e formam alunos em New York, Connecticut, Massachussets, Filadelfia e New Jersey. Ele também deu aulas na UCLA (Universidade da California em Los Angeles).

Para Borghi, quem tem vontade de ensinar fotografia deve primeiramente se capacitar em outros cursos especializados para saber ensinar, e assim formar o aluno com honestidade. Quanto aqueles que pensam em comecar pelo básico, na hora de procurar pelos cursos deve obter referências sobre os instrutores. “Voce pode pedir para ver certificados, o portfólio e questionar sobre o programa do curso. Perguntas básicas como ‘há quanto tempo ensina’ ou ‘ que tipo de experiência profissional possui“ podem até parecer piegas, mas são fundamentais.

Inscrições abertas para as próximas turmas em NJ e CT

Curso Básico de Fotografia

  • NEWARK, NJ – Início dia 14 de Fevereiro, Sábado das 10 as 3pm.
  • BRIDGEPORT, CT – Início dia 15 de Fevereiro, Domingo da 1pm as 5pm.

Curso Avançado de Fotografia

  • BRIDGEPORT, CT – Início dia 15 de Fevereiro, Domingo das 8am ao Meio-Dia.

Para maiores informações e inscrições ligue (805) 636 4460. Para ver o trabalho do instrutor acesse www.alexborghi.com.


Sexo: Como dar prazer a uma mulher tendo ejaculação precoce

Previous article

Flashes do Show Milton Nascimento em New York

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Comunidade