ComunidadeNotícias

Arte samurai em Newark

0

Você já ouviu falar numa arte marcial praticada com um bastão?

JODOhttp://www.brazilianpress.com/v1/wp-content/uploads/2015/01/JODO-destaque.jpgA equipe do Brazilian Press foi conferir uma modalidade de arte marcial que está sendo ensinada em nossa comunidade. Jonas Filho (atual instrutor de Karate da Traditional Karate of Newark) está em parceria com a professora Deborah Klens-Bigman (que também é instrutora de Iaidô), introduzindo a antiquíssima arte do Jodô (não confundir com o popular Judô).

Criada em 1605, o Jodô ainda é praticado pela polícia de Tokyo nos dias atuais com o propósito de controlar multidões e portadores de armas brancas.

Quem ver o Jô (bastão) nas mãos do praticante pode até se confundir com um simples e frágil cabo de vassoura, porém na realidade é feito de carvalho branco, uma madeira muito resistente às severas sessões de treinamento.

O mais curioso desta arte é o propósito de sua criação.

O Jô foi criado por Muso Gonnosuke, um artista marcial que estudou o bō (bastão longo) e todas as técnicas de armas da escola Katori Ryu e de outras escolas de seu tempo. Enfrentou muitos combates com samurais e peritos de diversas armas. Conta a lenda que é nesse período que se deu seu combate com Miyamoto Musashi (famosíssimo Samurai), que o venceria, mas poupando sua vida.

Muso Gonnosuke, desolado, se retira para as montanhas e passa a levar uma vida de grande disciplina e desenvolve uma arma curta de pequeno diâmetro feita de duro carvalho branco e a chama de Jô. Em seu retiro espiritual, passa a treinar com esse bastão curto.

Após alguns anos, Muso retorna a sua cidade e torna a enfrentar Musashi, e desta vez o derrota (conforme a lenda). Como este fizera anteriormente, não mata. A dívida estava paga.

Para quem não conhece, a arte pode ser resumida em técnicas de bastão (128 cm) contra espada (de madeira nos treinamentos), porém a essência da arte transmite ao seu praticante um constante e intenso treinamento de concentração.

Excelente para aqueles que buscam uma arte que proporciona melhoramento da atenção e concentração, disciplina, meditação, e ajuda a combater o stress.

As aulas são apenas para adultos e totalmente seguras.

As aulas de Jodô são praticadas aos sábados no 109 Monroe St, Suite 202, Newark NJ. Para mais informações, ligue: (862)262-5380.


Escritora alerta contra influência antibíblica em livros e filmes para adolescentes

Previous article

Casos de cálculo renal crescem 30% no verão

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Comunidade