NotíciasUSA

O homem zero: responsável por disseminar HIV no continente americano

0

Gaëtan Dugas

A culpa é dele. Gaëtan Dugas, um comissário de bordo canadense, foi o responsável por disseminar o HIV por todo o continente norte-americano. Não é à toa que ficou conhecido como o “Paciente Zero”. Seu apelido foi dado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças americano (CDC) em março de 1984, após uma extensa busca das autoridades médicas a partir de informações das ligações sexuais entre homens gays e bissexuais na Califórnia, Nova York e alguns outros estados. Dugas era o marco zero dentre vários parceiros.

Gaëtan_DugasEm 1987, uma matéria do New York Post que tinha como manchete “O homem que trouxe a AIDS” contou sua história: a cada cidade em que pousava, o comissário aproveitava para transar com quantos homens pudesse, mesmo ciente de que sua condição pudesse ser transmissível a outras pessoas. Depois de fazer sexo, era comum que Dugas apontasse para as lesões em sua pele, provavelmente oriundas de Sarcoma de Kaposi e outras manifestações de doenças oportunistas típicas da AIDS, e então dissesse para seus parceiros: “agora você também tem!”

Tudo isso é contado com mais detalhes no livro And the Band Played On, do jornalista Randy Shilts, publicado também em 1987, o qual fala do conturbado início da epidemia. Logo após terminar de escrevê-lo, Shilts foi diagnosticado positivo para o HIV. Em agosto de 1993, o livro virou filme, ao qual o jornalista assistiu pouco antes de sua morte, aos 42 anos, em decorrência de uma pneumonia. Em outras palavras, Shilts foi vítima de Dugas.

A busca pelo responsável continua. Atualmente, nos EUA, pelo menos 24 estados possuem leis específicas que consideram crime a exposição, transmissão ou a não revelação da condição sorológica a parceiros sexuais. Essas leis já foram aplicadas em 442 processos, condenando 251 indivíduos. Em estados onde não há leis específicas, muitas vezes aplicam-se acusações de agressão, tentativa de homicídio ou bioterrorismo. Vários países seguem esse modelo jurídico, ora aplicando leis específicas, ora leis mais abrangentes.

A Suíça é um exemplo bastante apropriado. O país possui duas leis diferentes e não específicas para o HIV. Ambas foram usadas em conjunto em processos de casos de exposição ou transmissão do HIV e sequer precisam de um denunciante. Graças a elas, desde 1989 foram abertos 39 processos, dos quais resultaram 26 condenações. No entanto, em 2009, um estudo destas condenações mostrou que oito delas se deram mesmo após a divulgação voluntária do parceiro soropositivo a respeito de sua condição sorológica e sob pleno consentimento do parceiro soronegativo. É isso mesmo: um soropositivo avisou que tinha HIV, o parceiro soronegativo consentiu ao sexo e, mesmo assim, houve condenação do primeiro. Quando se deram conta disso, as autoridades daquele país perceberam que havia algo errado. E a jurisprudência suíça mudou drasticamente.

Nos EUA, a maioria dos acusados são negros, latinos, gays e mulheres. E lá o processo também segue mesmo nos casos em que a transmissão do HIV não ocorreu. Muitas vezes, o soropositivo é acusado mesmo tendo feito uso do preservativo, com carga viral indetectável ou num tipo de contato sexual que não poderia ter infectado seu parceiro.

Dito isso, é impossível não voltar ao caso do Paciente Zero. Gaëtan Dugas nunca teve a chance de se defender das acusações feitas contra si. Ele morreu antes disso, em março de 1984, em decorrência de complicações da AIDS. Foi só dois anos atrás que sua história foi reescrita, quando Michael Denneny, editor do livro And the Band Played On, confessou que o perfil do personagem de Dugas foi propositalmente deturpado:

Ele nunca foi de fato o primeiro portador do vírus, mas apenas um dos primeiros a receber o diagnóstico. Além disso, nenhuma das atitudes e decisões de seu personagem descritas no livro de Randy Shilts podem ser confirmadas. O próprio autor do livro, que virou best seller, teria inicialmente relutado em desenhar o perfil de vilão para Dugas. Depois de muita insistência do editor, cedeu.


Graça Foster não é mais presidente da Petrobras

Previous article

Ex-ator de ‘Power Rangers’ é acusado de assassinato nos EUA

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Notícias