ColunistasFrancisco SampaNotícias

Francisco Sampa: “Data Vênia”: O quarteto da safadeza, os empresários, o governo, o povo e o legislativo

0

francisco_sampaNa base deste quarteto está boa parte do povo,  que a troco  de qualquer benefício fica calado, assim  como está agora diante  do petrolão, como  ficou diante do mensalão  e outros, décadas passadas e pelo Brasil  afora. Por que o povo está calado quieto? Por estar ciente da parcela de culpa que tem ao  escolher o Legislativo e o Executivo, pois boa parte dos eleitores agem  e atuam, peço licença  para usar  a frase que ouvi de uma senhora na última eleição: “São um bando de prostitutas de urnas, se vendem  (no caso o voto)  a troco de qualquer coisa… telha, tijolo, emprego  e “otras cositas mas”, que moral tem para cobrar quem vendeu  o  voto por míseros  reais?

Os empresários  gananciosos e com  grande  nível de incompetência técnica administrativa, preferem usar  atalhos para faturarem alto muito e rápido com a conivência de funcionários públicos e políticos corruptos.

Desde  os anos 60,  quando comecei  a ler e  tomar pé da situação  política  do nosso país, nunca  vi ou vimos algo tão drástico e tenebroso, como o escândalo da Petrobras, humilhante  meu povo  não foi os 7 x 1 para Alemanha, humilhante e este quadro de safadeza  que vivemos  agora, onde a nossa moral  que já era pouca  mundo afora, agora foi de vez para o esgoto, o Brasil por não pagar cotas da ONU perdeu o comando das Tropas de Paz perdeu o direito a voto em vários órgãos da ONU, não podemos  ter juízes ou representantes para defender os interesses do Brasil em tribunais  internacionais, embaixadas e consulados sob ameaças de despejo em várias partes do  mundo, a culpa de tudo isso não é do PT, nem do Lula, tão pouco da  Dilma, o culpado somos  nós, povo brasileiro, um bando de frouxos, folgados e coniventes.

Nos tempos da FIG,  na minha querida Guarulhos, numa aula de direito  romano, descobri o significado desta frase em latim que vem desde  os tempos  que as legiões  romanas marchavam pelo mundo “ qui tacet,consentire videtur”,  quem cala consente, não é só o Lula,  a Dilma que estão calados, nós também  estamos com o rabo entre as pernas, nos também  estamos, afinal por que  nos  calamos diante  de  tanta safadeza  com o  país  e a coisa pública, agimos como cúmplices desta corja, que esta malufando , baruscando e tantos andos Brasil  afora?

Faltam escolas, hospitais, cadeias, segurança para todos e sobram corruptos e corruptores, nossas leis  são frágeis, “data vênia”,  nossos legisladores são frouxos. Os  meus ídolos não morreram de overdose, mas  nosso país  está se acabando  em overdose de escândalos, acordem brasileiros, façamos alguma coisa, afinal  em que  país estamos, construindo para  nossos filhos e netos? Perdemos a capacidade de indignação ou será que nunca a tivemos? Os também ou fazemos ou somos parte deste quarteto  da safadeza, os empresários, o governo, o povo e o legislativo, sempre é bom lembrar que na base de tudo está o povo e dele emana, os políticos, os empresários e os legisladores “data vênia” frouxos,  que fazem leis frouxas e legislam em causa própria, como  disse o grande Machado de  Assis… “a ocasião  não faz o ladrão, faz o roubo. o ladrão já nasce feito”. Será que nascemos todos os ladrões? Pensem nisso, até a próxima semana sampraço, conterrâneos mundo afora.


Léa Campos: Sem Direitos!

Previous article

Fato Policial by Roger Costa . 12/02/2015

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Colunistas