ComunidadeNotícias

Guilherme Junqueira: Grandes empresas de olho nas startups

0

Guilherme JunqueiraO que Mastercard, Coca-Cola, Ford e Mercado Livre têm em comum? As marcas fazem parte de um amplo grupo de empresas que no ano passado foi à caça de negócios inovadores. Em busca de ideias “fora da caixa” para seus negócios, que a rotina de trabalho por vezes inibe de serem criadas dentro de casa, e interessadas em associar suas marcas à ideia de inovação, elas se abriram para uma nova geração de empresas e potenciais fornecedoras: as startups.

O ano de 2014 foi marcado por concursos e competições promovidos por grandes companhias para premiar startups. “Muitas empresas fazem isso como branding, para se posicionar como uma marca que busca inovação. Outras querem gerar novos negócios dentro da sua área e fecham parcerias ou até criam fundos de investimento para colocar dinheiros nesses negócios”, diz o diretor executivo da Associação Brasileira de Startups (ABStartups), Guilherme Junqueira.

A tendência continua em 2015. A montadora Ford, por exemplo, lançou recentemente um programa global de aceleração (como são chamadas as iniciativas que funcionam como uma espécie de escola para empreendedores, oferecendo dinheiro e educação para o negócio avançar) em parceria com a TechStars, uma bem-sucedida aceleradora americana.

A ideia do “TechStars Mobility, driven by Detroit” é apoiar o desenvolvimento de projetos inovadores que tenham como objetivo resolver desafios da mobilidade urbana. “Estamos vendo o surgimento no mercado de produtos de consumo e serviços emocionantes, criados por startups. Será ótimo ajudar a trazer esse novo pensamento para a indústria automotiva”, declarou o presidente do conselho da empresa, Bill Ford.

Outra grande empresa que abriu as portas para startups foi o Bradesco. A empresa lançou o concurso InovaBra, que no início do ano escolheu nove startups para desenvolver um serviço ou produto inédito no mercado e integrar sua tecnologia com a do banco. A Mastercard escolheu se unir às aceleradoras 21212, Circuito Startup e Wayra para premiar inovações no setor bancário. O objetivo era incentivar o crescimento de novos fornecedores de tecnologia para esse mercado e se mostrar como uma marca ligada ao conceito de inovação.

O concurso MasterCard Digital Commerce Shift teve mais de 240 empreendedores inscritos. A empresa vencedora foi a BoxBuy, um carrinho de compras interativo e multiplataforma que permite que as lojas online ofereçam seus produtos por meio de aplicativos de mensagens instantâneas.

O prêmio foi R$ 10 mil em dinheiro e um iPhone 6. O Mercado Livre sempre trabalhou com APIs (um sistema para troca de informações) para que desenvolvedores pudessem criar soluções para a empresa a partir do seu sistema. No ano passado, decidiu ir além e financiou três startups vencedoras de um concurso por meio de um fundo criado pelo grupo argentino em 2013 – o Mercado Libre Commerce -, com orçamento de US$ 10 milhões. Do lado do empreendedor, no entanto, é importante avaliar qual o ganho real de participar desses concursos, já que as premiações variam de grandes investimentos até pequenas quantias em dinheiro.


Fatos & Fotos, by Rejes Salomão . 05/03/2015

Previous article

Cantora Joanna Nova York comemora 20 anos de carreira ganhando mais um prêmio nos Estados Unidos

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Comunidade