Francisco SampaNotícias

Francisco Sampa: Dos picaretas do Lula em 1993, aos achacadores do Cid Gomes em 2015. O que mudou?

0

francisco_sampaOlhando  o  nosso presente, e vendo o povo ir às ruas pedir a saída da presidente  Dilma. Sinceramente,  mesmo não gostando do PT, da Dilma e todos da tchurma,  digo: Dilma fica. Tirar a presidente agora é modismo e casuísmo. Vamos aos fatos:  nos anos  90  pintei  a cara, o cabelo de preto,  até a bandeira  brasileira. Fui às ruas  com a boca aberta gritando “Fora Collor”. Subi  ao palco  da  46 Street, a Little  Brazil,  em Manhattan, New York, em pleno  Brazilian Day, a 46  lotada, Lulu, “Chato”, Santos,  prestes a subir  ao palco e  nós, brasileiros autoexilados, sonhando  por  um Brasil  melhor e menos corrupto, naquele  segundos antes do show  sobrou até para o Geraldo, Corredor da Paz,  que ao subir ao palco e gritar fora Collor foi chamado de babaca  pelo Lulu, uma onda no mar, Santos. Pois  bem, Collor saiu, PC Farias morreu. Do que adiantou  tudo aquilo?

Um jovem estudante carioca  presidente da UNE e líder dos caras pintadas na época, que lutou  no Fora Collor, o atual  senador carioca Lindenberg Farias, candidato  derrotado do PT ao governo  do RJ, acaba de ser citado na Operação Lava Jato, por ter recebido $2 milhões de reais. Foi para isso que ele pintou a cara? Os palhaços somos  nós o povo de cara limpa. Tiraram Collor, depois  vieram  os Anões do Orçamento, lembram do  João Alves, “ganhou 200 vezes na loteria”, e os sanguessugas, o mensalão, agora o petrolão e amigos,  como  diz o roque do Leo Jaime “oh, oh, oh  nada mudou”… nem vai  mudar  enquanto o  nosso povo seguir na base da farinha pouca  meu pirão primeiro. Em  1993, o Senhor nunca na história deste país, proferiu a seguinte frase: “há no Congresso uma minoria que se preocupa e trabalha pelo país, mas há uma maioria de uns trezentos picaretas que defendem apenas seus próprios interesses”, palavras de Luiz Inácio Lula da Silva em 1993, logo após cassarem  Fernando Collor de Mello. Virou música dos Paralamas, aliás, música e pizza, tudo a ver… rs, rs, rs….22 anos depois, o  que mudou?

Um adolescente que na época tinha 15 anos, hoje é um pai de família lutando pela vida e segue tudo como antes no quartel  de Abrantes, eu com os meus 35 anos na época também acreditava num país mais justo e menos corrupto. Ledo engano negão… há algumas semanas o ex-governador do Ceará, minha mais recente casa nessa fase da vida, Cid Gomes disse antes numa palestra no estado do Pará e repetiu no plenário, com a característica de boa parte dos nordestinos, e me orgulho  de ser um deles, 100% com as qualidades e defeitos apregoados ao  nosso povo, os chamados cabeças chatas, palavras do ex-governador e ex-Ministro da Educação Cid Gomes, foram apenas 76 dias no ministério. Cid Gomes 2015: “Tem lá uns 400 deputados, 300 deputados que quanto pior melhor para eles. eles querem é que o governo esteja frágil, porque é a forma de eles achacarem mais, tomarem mais, tirarem mais dele, aprovarem as emendas imposta”. Lula em 1993: “Há no Congresso uma minoria que se preocupa e trabalha pelo país, mas há uma maioria de uns trezentos picaretas que defendem apenas seus próprios interesses”. Pelo jeito a margem de erro é de 100 para mais ou menos. Lembram-se das pesquisas presidenciais, para mais ou para menos? Pergunta o porquê dessa gritaria agora se Lula já tinha dito isso há 22 anos? E ninguém falou nada, silêncio total. Não é hora de mudar o presidente, quem tem o dever de mudar o jeito de ver, pensar e votar é o povo, portanto mesmo  não tendo votado na Dilma afirmo: fica Dilma… o povo que aprenda a votar, remember  Pelé, o rei negão falou que brasileiro não sabe votar e não aprenderam em 26 anos desde a volta da democracia…donos de empreiteiras no Brasil na  cadeia, Deus e a justiça dele não falha creiam. Vou comprar umas pás e enxadas, picaretas nem pensar, custa caro, em dólares e euros. Meia volta volver never, jamais again.


Léa Campos: Qual Caminho Devemos Tomar?

Previous article

Fato Policial by Roger Costa . 26/03/2015

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.