ComunidadeNotícias

Depressão é doença, não frescura

0

robin williams

Robin Williams foi uma pessoa covarde, que não teve coragem de enfrentar seus problemas e conviver com a realidade“. “Suicídio é covardia“.

Essas frases não são apenas uma brincadeira de mau gosto. O fato é que a ignorância, infelizmente, ainda existe e atinge uma porção da população muito maior do se imagina. Prova disso é a concepção totalmente equivocada que lemos na internet sobre a depressão e o suicídio de Robin Williams.

O fim do ator, de 63 anos, encontrado enforcado com um cinto e com os pulsos cortados, deveria servir de alerta a esse mal tão comum (e que vem crescendo a cada dia mais) que atinge a população atualmente. Segundo a Organização Mundial de Saúde, mais de 350 milhões de pessoas de todas as idades sofrem de depressão. E na sua forma mais grave, pode sim levar ao suicídio.

Pois bem, saibam que a depressão é uma doença (assim como diabetes, hipertensão, alcoolismo e por aí vai), e ela deve e pode ser tratada. Estudos demonstram que fatores biológicos, genéticos e psicossociais interagem entre si na causalidade da doença. Ou seja, não é frescura, falta de amor à vida e muito menos falta de caráter. O fato é que o cérebro do deprimido é diferente do que o de uma pessoa que não foi diagnosticada com a doença. E em momentos de desespero, o lado racional simplesmente desaparece. E é aí que mora o perigo.

O que fazer para ajudar?

Frases do tipo, “por que você não vai dar uma volta?”, “pense nas coisas boas da vida”, “tem gente muito pior do que você” e “pare de sofrer por besteira”, são comuns e extremamente perigosas. Ao invés de julgar, tente prestar um pouco mais de atenção nas coisas que, através das mais variadas formas, levamos à mente das pessoas. Um “pode contar comigo” às vezes faz mais diferença do que você imagina.

Outra coisa que devemos ter em mente é que o tratamento deve ser sempre administrado por profissionais da área psiquiátrica. Se você conhece alguém que sofre da doença, não hesite em chamar ajuda. Ao contrário do que muitos pensam, a depressão tem cura. O que precisa ser feito é mostrar a essas pessoas que tudo pode e vai melhorar. Recentemente o Brasil Post fez um texto interessantíssimo sobre a doença, que vale a pena ser lido e compartilhado.

Para finalizar, um pedido: antes de julgar, se informe. Existem diversas formas de conhecer mais sobre a doença e suas causas.


Cientistas descobrem método simples para cortar calorias do arroz em 60%

Previous article

Mal de Alzheimer não é doença de velhos, porém agora há novas esperanças com descoberta de cientistas japoneses

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Comunidade