BrasilNotícias

Pesquisadores dão fim às lágrimas causadas pela cebola

0

cebola

Já é possível cortar uma cebola sem sentir os olhos ardendo e acabar chorando. Pesquisadores da empresa japonesa House Food Group conseguiram fabricar uma “cebola sem lágrimas”. Modificada quimicamente, ela não provoca efeito algum em nossos olhos.

Quando cortamos uma cebola, os olhos ardem e lagrimejam porque componentes dela reagem e formam gases, especialmente o propanetial-S-óxido. Em contato com a umidade dos olhos, a substância forma uma solução (muito diluída) de ácido, que produz a sensação de queimação. O organismo reage, produzindo mais água para limpar esse ácido – aumentando a choradeira.

Enzima fraca – A cebola modificada feita pelos japoneses não causa essa ardência porque uma das enzimas que produz a substância propanetial-S-óxido está enfraquecida. Em 2013, a mesma equipe venceu o prêmio Ig Nobel de química (uma paródia do Prêmio Nobel) por ter desvendado o mecanismo que faz a cebola provocar lágrimas. Neste estudo, publicado em 2012 na prestigiada revista Nature, os pesquisadores já afirmavam que seria possível modificar cebolas e criar uma versão que não causasse lágrimas.

Na última segunda-feira, a empresa anunciou que conseguiu realizar esse projeto, mas a cebola sem choro ainda não tem previsão de ser comercializada. Enquanto isso não acontece, o melhor método para não chorar ao cortar a cebola ainda é colocá-la no congelador antes de cortá-la, pois isso diminui a velocidade com que os gases se formam.


Turquia bloqueia redes sociais para impedir divulgação de fotos de promotor assassinado

Previous article

Inflação sobe para 1,32% em março, a maior taxa para o mês desde 1995, diz o IBGE

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Brasil