BrasilNotícias

Dilma Rousseff prega punição a envolvidos no escândalo da Petrobras e diz ter certeza que sua campanha “não teve suborno”

0

_dilma

A presidente Dilma Rousseff (PT) revelou ter certeza de que a sua campanha eleitoral não recebeu recursos provenientes de suborno. A informação foi prestada por ela em entrevista ao canal CNN em Espanhol, cuja primeira parte foi exibida na noite de quarta-feira (8).

“Eu tenho absoluta certeza que a minha campanha não tem dinheiro de suborno”, disse Dilma na entrevista, realizada no Palácio do Planalto. O suposto envio de dinheiro de propina para a campanha da petista é tido como um elemento que se comprovado poderia levar à abertura de um processo de impeachment contra Dilma.

De acordo com a presidente, suas contas foram prestadas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e foram aprovadas. Dilma afirmou que “se dinheiro de suborno chegou a alguém, essa pessoa será responsável”, defendendo as investigações que estão sendo feitas pela Polícia Federal na Operação Lava Jato, que apura um grande esquema de corrupção na Petrobras.

A presidente não está na lista de investigados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no âmbito da Lava Jato enviada pelo procurador-geral da república, Rodrigo Janot. Na semana passada, Janot reafirmou a líderes da oposição na Câmara, que haviam questionado o procurador-geral, que não via razão para que Dilma fosse investigada.

Em depoimento à CPI da Petrobras no mês passado, o ex-gerente-executivo da diretoria de serviços da estatal Pedro Barusco, um dos operadores do esquema de corrupção na empresa, relatou que houve pedido de ‘patrocínio’ à fornecedora de sondas da Petrobras SBM Offshore para a campanha presidencial de 2010, quando Dilma foi eleita.

No entanto, Barusco afirmou não saber se os valores repassados foram diretamente direcionados para a campanha eleitoral. Segundo o ex-gerente, que firmou um acordo de delação premiada com a Justiça, o PT, partido da presidente, teria recebido de US$ 150 milhões a US$ 200 milhões em propina como parte do esquema de corrupção descoberto pela Lava Jato.

Ainda de acordo com Barusco, o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, gerenciava o recebimento de propinas para o partido no sistema que envolveu a petroleira, empreiteiras e políticos. Vaccari e o PT negam as acusações. O tesoureiro, que prestou depoimento à CPI da Petrobras na quinta-feira (9), responde a processo sob acusação de receber doações para o PT oriundas de propinas pagas por empreiteiras para a obtenção de contratos com a Petrobras.

Três ex-diretores da estatal (Paulo Roberto Costa, Nestor Cerveró e Renato Duque), já são réus no processo iniciado pela Lava Jato, além de Vaccari, executivos de empreiteiras que tinham contratos com a Petrobras e o doleiro Alberto Youssef, acusado de ser um dos operadores do esquema.


Cuba considera justa decisão de Obama de retirar país da lista de terroristas

Previous article

Tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, é preso pela Polícia Federal, como parte da Operação Lava Jato

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Brasil