MundoNotícias

Na Alemanha, campanha pede que pedófilos se revelem e busquem tratamento

0

_alemanha

Uma polêmica campanha na Alemanha está tentando convencer pedófilos a se inscreverem em um tratamento confidencial para tentarem reverter sua atração sexual por crianças, mesmo que já tenham cometido abusos. O objetivo é oferecer terapia para homens que querem tratar esses impulsos, mas que temem ser denunciados por médicos à polícia. Essas pessoas são chamadas celibatárias ou pedófilos “virtuosos”. A palavra “pedofilia” descreve a atração sexual, não o abuso em si, então nem todos os pedófilos são molestadores de crianças – e nem todos os molestadores são pedófilos, dizem especialistas, já que o abuso às vezes pode ter outras razões.

Pedófilos celibatários são um grupo oculto da população. Eles nunca cometeram um crime assim, são desconhecidos pela polícia. E, por causa do tabu – e mesmo da violência que pode vir a ser cometida por quem pensa que se tratam de molestadores de crianças -, eles normalmente mantêm a atração que sentem em segredo.

Trata-se de um grupo muito maior do que a maioria das pessoas imagina. Pesquisas recentes sugerem que cerca de 3% a 5% dos homens, de todos os contextos econômicos e sociais, podem sentir-se atraídos por crianças. Alguns sentem desejo só por meninas. Outros, só por meninos. Alguns, por ambos. E ainda há quem sinta-se também atraído por adultos.

O tratamento é uma forma de terapia cognitiva comportamental que analisa o comportamento e sentimentos sexuais passados para elaborar estratégias para evitar situações de abuso em potencial no futuro.

Alguns dos conselhos práticos são simples, como nunca ficar sozinho com uma criança. Outras táticas são mais complexas e envolvem mudanças de atitudes, como, por exemplo, ajudar o paciente a compreender que um contato sexual com uma criança nunca será consensual.

De forma controversa, o tratamento também está disponível para homens que já abusaram de crianças – mesmo se este abuso nunca tenha sido denunciado.

Na Alemanha, terapeutas não são obrigados a denunciar abusos cometidos no passado- e é ilegal violar o princípio de confidencialidade em relação ao paciente, ao contrário de outros países como a Grã-Bretanha e o Brasil, por exemplo, onde os terapeutas são obrigados a fazerem uma denúncia.


Vacina em aerossol contra Ebola tem resultado promissor em macacos

Previous article

Mulher se livra da pena de morte nos EUA por ser gorda demais

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Mundo