ComunidadeNotícias

Estudo alerta que ter hábitos irregulares de sono pode estar ligado ao desenvolvimento de câncer

0

estudo alerta sono

Um recente estudo apontou que padrões irregulares de sono podem estar ligados ao desenvolvimento de câncer em testes com camundongos. Publicado na revista científica “Current Biology”, o relatório reitera preocupações sobre o impacto negativo do trabalho por turnos na saúde.

Segundo os pesquisadores, as mulheres com um risco genético de câncer de mama nunca devem trabalhar por turnos, mas advertiram que eram necessários mais testes em pessoas. Os dados indicaram, ainda, que os animais eram 20% mais pesados apesar de comerem a mesma quantidade de alimento. Estudos realizados em pessoas muitas vezes sugeriram um maior risco de doenças como o câncer de mama em trabalhadores por turnos e comissárias de bordo.

Um argumento é que interromper o ciclo circadiano aumenta o risco da doença. No entanto, a ligação é incerta porque o tipo de pessoa que trabalha em turnos também pode ser mais propenso a desenvolver câncer devido a fatores como classe social, níveis de atividade ou quantidade de vitamina D que recebem.

Camundongos propensos a desenvolver câncer de mama tiveram seu relógio biológico adiado em 12 horas por semana durante um ano. Normalmente eles tinham tumores após 50 semanas, mas com interrupção regular de seus padrões de sono, os tumores apareceram oito semanas mais cedo.

De acordo com o relatório, esse “é o primeiro estudo que mostra de forma inequívoca uma ligação entre as inversões crônicas de luz-escuridão e o desenvolvimento de câncer de mama”.

Apesar de ser difícil interpretar as consequências para o ser humano, os estudiosos estimaram que o efeito equivalente poderia ser 10 kg a mais ou um risco aumentado de as mulheres contraírem câncer de cerca de cinco anos antes.


Gmail passa a usar inteligência artificial no filtro de Spam

Previous article

Fábrica de carros Ford testa faróis que detectam animais e pessoas para evitar acidentes

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Comunidade