ComunidadeNotícias

Receita: Lombo suíno com purê de batata doce

0

receita lombo suino

Você já comeu batata doce? Essa raiz, que costuma ser consumida nas festas juninas, é um carboidrato complexo e uma importante fonte de energia. Ela supera os outros tubérculos em vários nutrientes como retinol, vitamina B1, vitamina C e cálcio. Se comparada a batata-inglesa e a mandioquinha, ela possui mais fibras, potássio, proteína e fósforo, que estimulam o intestino, e auxiliam no controle do diabetes e do colesterol. Mas nada de consumir a batata doce frita! A melhor maneira de obter todos os benefícios dessa poderosa raiz é preparar de forma cozida ou assada.

No Brasil, podemos encontrar 04 variedades de batata doce: a batata-branca, angola ou terra-nova que tem polpa branca e é pouco adocicada, a amarela e roxa com casca e polpa dessas cores e são mais usadas para fazer doces e a avermelhada que possui casca parda e polpa amarela com veios roxos ou avermelhados, muito consumida de forma assada.

Lombo suíno com purê de batata doce

Ingredientes:
1 lombo de 2 kg
suco de 4 laranjas
2 cebolas bem picadinhas
1 raminho de coentro
1 raminho de salsinha
4 dentes de alho bem picados
1 colher chá de pimenta do reino moída na hora
3 colheres de chá de sal
4 colheres de sopa de manteiga com sal
1 folha de louro
2 copos de vinho branco seco
1 pimenta dedo de moça inteira
2 colheres de vinagre
4 colheres de sopa de óleo

1kg de batata doce
50g de manteiga
30g de creme de leite
1 cebola roxa bem picadinha
2 copos americanos de vinho do porto

300 ml de suco de tamarindo
4 colheres (sopa) de açúcar

Modo de preparo:

Lombo: Coloque a carne com todos esses ingredientes (menos o óleo) para marinar durante uma noite inteira. Numa panela grande aqueça o óleo, junte a carne suína e refogue primeiro sem a marinada até ela selar e adquirir cor. Acrescente a marinada e deixe até ficar macio.

Purê: Cozinhe a batata doce com pouca água até ficar macia, retire a casca e passe no espremedor. Em seguida numa frigideira coloque a manteiga, a cebola roxa picada e refogue por três minutos. Junte as batatas espremidas e o vinho do porto aos poucos até amaciar em textura de purê. Ao desligar acrescente o creme de leite e mexa bem.

Redução: Numa panela pequena, em fogo médio, coloque o suco de tamarindo e o açúcar e deixe no fogo até que reduza e fique espesso (Aproximadamente 20 minutos).

Montagem: Coloque o purê de batata doce, sobre ele algumas fatias do lombo. Regue com a redução de vinho do Porto (ou tinto) e decore com um ramo de alecrim.


Desmantelada rede que enviava 150 imigrantes ilegais por semana aos EUA

Previous article

Estudo revela presença de substância nociva em sabonetes íntimos

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Comunidade