ComunidadeNotícias

Salmões criados em cativeiro são cinza, mas são tingidos de rosa para atrair e agradar consumidores

0

salmao

O salmão selvagem é cor de rosa (ou rosa-alaranjado, dependendo da localização). Isso ocorre pelo mesmo motivo pelo qual os flamingos também são: suas dietas consistem em krill e camarão. Porém, o salmão criado em cativeiro costuma ser alimentado com uma dieta que os torna cinza, ou pelo menos seria, caso não fossem cuidadosamente “pigmentados” para parecerem mais apetitosos.

De acordo com o portal The Atlantic, embora a astaxantina (um carotenoide não é tóxico e é seguro para uso humano), um ingrediente pigmentar dado em cativeiro, é dado ao salmão junto com algumas das vitaminas e antioxidantes que ele precisaria obter em estado selvagem, a sua saúde não é exatamente o motivo pelo qual ele recebe a substância. “É a ‘pigmentação’, na linguagem da indústria de alimentos, o que realmente importa, deixando os salmões de cativeiro vermelhos, por determinação induzida”, relata o portal.

Por conta de uma ação judicial de 2003, os criadores precisam alertar os clientes sobre a coloração agregada.

Para facilitar o processo, a indústria farmacêutica Hoffman-La Roche desenvolveu um conjunto de cartões de cores padronizadas para medir a tonalidade, agora conhecidos como: DSM SalmoFan. (A multinacional holandesa DSM adquiriu o produto em 2002).

Um estudo realizado pela DSM mostrou que os consumidores, especialmente os ricos, são mais atraídos por tons mais escuros de salmão, que podem ser mais caros simplesmente devido à sua semelhança com o salmão selvagem.

Curiosamente, o salmão de viveiro seria mais acessível se as pessoas realmente comprassem o peixe que não é cor de rosa. Os suplementos de pigmentação representam o componente mais caro da dieta do salmão de viveiro, constituindo até 20% dos custos de alimentação.

Isso, entretanto, aumenta a lucratividade. E enquanto cria-se um produto que alcança preços próximos aos do salmão selvagem capturado, criadores ainda podem fazer filés em escala industrial.

Isso, muitas vezes, torna a vida de pescadores do Noroeste do Pacífico mais difícil. Uma abundância de salmão criado em viveiro forçou os pescadores a reduzirem os preços do salmão selvagem capturado.


Aumenta no Texas recusa em conceder Certidão de Nascimento a filhos de imigrantes ilegais

Previous article

Cozinheiro cria prato tão picante que é preciso usar máscara de gás para prepará-lo

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Comunidade