ComunidadeNotícias

Maconha sintética é cada vez mais consumida nos Estados Unidos

0

Synthetic Marijuana

A maconha sintética é conhecida por nomes exóticos – K2, Spice, Bizarro e Stoopid – e é vendida em pequenos pacotes de aspecto inofensivo, mas seu “efeito zumbi” preocupa as autoridades sanitárias dos Estados Unidos.

O produto de base vem principalmente da China e os ingredientes que a compõe podem ser variados e dosados ao infinito para estar sempre um passo à frente da lei e da regulamentação.

Desde o início do ano, os centros de desintoxicação em todo o país receberam 5.200 consultas por incidentes vinculados à maconha sintética. O aumento é espetacular. Em 2014, a quantidade de consultas era de 3.680 e somente 2.668 um ano antes, segundo as estatísticas da associação nacional de centros de desintoxicação.

“A maconha sintética pode causar ansiedade extrema, paranoia, crises de angústia, dissociações, episódios psicóticos e alucinações”, adverte o site k2zombiedc.com, administrado pela cidade de Washington e dirigido aos jovens. “Estes comportamentos são conhecidos como ‘efeito zumbi'”, alerta o site.

Viciante e mortal a maconha sintética pode parecer à primeira vista maconha natural, mas pode ser viciante e mortal devido à forte concentração de produtos destinados a imitar o tetrahidrocanabinol (THC), o princípio ativo da planta.

O efeito destes produtos químicos sobre os receptores cerebrais pode ser “100 vezes mais potente que o THC”, explicou à AFP Marilyn Huestis, investigadora do instituto nacional americano sobre o abuso de drogas.

Como a regulamentação nunca é atualizada tão rápido como o produto, este pode ser encontrado legalmente nas estantes de pequenas lojas de alimentos de bairro, postos de gasolina e, sobretudo, na internet. Uma rápida busca na rede e um cartão de crédito alcançam a droga.

Segundo uma pesquisa realizada em 2012 pela Universidade de Michigan, a maconha sintética era a segunda droga mais consumida pelos jovens cursando a faculdade, ficando atrás apenas da maconha natural.

Washington é uma das cidades mais afetadas pelo fenômeno. No início de agosto, a polícia atirou e feriu uma mulher de 22 anos, sob a influência da maconha sintética, que segurava uma faca e dizia ameaças. Em junho, nove pessoas foram hospitalizadas de emergência após uma overdose. O estado de Nova York registrou 1.900 visitas às emergências vinculadas ao consumo da substância, entre abril e junho deste ano. O risco de vício é real, como demonstram os testemunhos reunidos no site SpiceAddictionSupport.org.


Cadeia de restaurantes Chipotle oferecerá milhares de empregos

Previous article

Consulado Brasileiro informa novas regras para autorização de passaportes para menores

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Comunidade