MundoNotícias

ONU: Brasil mantém fronteiras abertas aos imigrantes

0

onu imigrantes

O Alto Comissariado da Organização das Nações Unidas (ONU) para os Refugiados (ACNUR) considera o Brasil um dos mais importantes países para o acolhimento e recepção de imigrantes. Uma das parceiras do Comissariado é a organização Caritas, cuja coordenadora no Rio, Aline Thuller, falou à agência russa de notícias Sputnik Brasil.

Atualmente, os sírios são os que predominam entre os refugiados no Brasil, fugindo da guerra civil instalada na Síria em março de 2011 e sem qualquer perspectiva ainda de resolução. Em segundo lugar, aparecem africanos de vários países, e, ocupando lugar de destaque (embora não sejam tecnicamente considerados refugiados), estão os haitianos.

Existem no Brasil, atualmente, 8,4 mil refugiados legalizados. No Comitê Nacional para os Refugiados, órgão do Ministério da Justiça (Conare), há ainda 12,6 mil solicitações de refúgio.

O ACNUR, que tem escritório em Brasília, trabalha com várias entidades de apoio aos refugiados, como as instituições Caritas, ligadas às Arquidioceses do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Em entrevista exclusiva para a agência russa de notícias Sputnik Brasil, a assistente social Aline Thuller, coordenadora da Caritas-Rio, explicou como funciona a instituição e de que forma ela atua para que os refugiados obtenham documentos, empregos, moradia e auxílio financeiro para se manterem na cidade.


Itália, França e Alemanha pedem revisão em regras de asilo da UE para imigrantes

Previous article

PF combate quadrilha de estrangeiros que movimentou R$ 50 milhões

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Mundo