ComunidadeNotícias

Não é uma boa ideia colocar seu smartphone Xperia à prova d’água na água

0

xperia-foto-embaixo-dagua-

Na busca por um smartphone à prova d’água, muitos devem preferir a linha Xperia da Sony. É uma marca conhecida e muitas vezes o pacote que é entregue junto com o aparelho é bom. O problema é que, segundo uma página de suporte da própria Sony Mobile, os smartphones da empresa não são feitos para serem usados embaixo d’água. Como assim?

Antes de explicar essa confusão, é importante diferenciar um smartphone à prova de respingos e outro com proteção contra imersão. O padrão Ingress Protection (IP) publicado pela Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC, em inglês) estabelece os níveis de resistência de um dispositivo móvel, seja ele smartphone, tablet, smartwatch ou qualquer outra coisa. Uma tabela com essas informações pode ser encontrada no próprio site da Sony Mobile.

Pegue como exemplo o Xperia Z3. Ou Z3+, Z5 ou Z5 Premium, que seja — todos têm o mesmo certificado de proteção. Há dois padrões de resistência no aparelho: IP65, garantindo que o dispositivo não pare de funcionar ao entrar em contato com poeira ou jatos d’água de baixa pressão durante três minutos; e IP68, assegurando que o smartphone pode ficar embaixo d’água por 30 minutos em água fresca (sem sal) a uma profundidade de até 1,5 metro.

A página brasileira da Sony Mobile até mostra uma foto de um smartphone tirando uma foto embaixo d’água seguida de um encorajamento: “então você quer tirar fotos impressionantes de seus amigos mergulhando na piscina?”

No entanto, na mesma seção do site em inglês da Sony Mobile, a empresa adverte os consumidores a não fazerem isso de forma alguma. Segundo o texto, os testes do padrão IPX8 são feitos com o aparelho em standby e não valem quando o dispositivo está em uso. A certificação IP do seu dispositivo foi alcançada em condições de laboratório no modo standby, então você não deve usar o dispositivo embaixo d’água para tirar fotos, por exemplo. Não use o dispositivo para tirar fotos durante qualquer tipo de atividade embaixo d’água, incluindo mergulho ou snorkel.

Na página brasileira, entretanto, os consumidores são encorajados com frases como “leve seu dispositivo para nadar”. Não obstante, a empresa muda de posição nos novos lançamentos, como a do Xperia Z3+, mas com uma simples nota de rodapé. Segundo a Sony, a imersão completa do dispositivo na água não é recomendada. O mesmo acontece para o Z5 ou o Z5 Premium; ambos contêm a informação no rodapé.

Você não deve: colocar o dispositivo completamente embaixo d’água ou expô-lo à água do mar, água salgada, água com cloro ou líquidos como bebidas. Abusos e uso indevido do dispositivo invalidarão a garantia. No review do Xperia Z3+ publicado, por exemplo, o smartphone foi colocado debaixo da torneira com água corrente; depois de alguns segundos, a tela escureceu e não ligou mais, ainda que a recomendação da Sony tenha sido seguida à risca.


Tecnologia não é suficiente para melhorar desempenho escolar, diz OCDE

Previous article

Coca-Cola era usada como anticoncepcional em Porto Rico nos anos 80

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Comunidade