NotíciasUSA

Presidente Obama visita o estado de Iowa e defende lei migratória

0

obama barack

O presidente americano, Barack Obama, visitou segunda-feira o estado de Iowa, o primeiro que votará para eleger os candidatos dos partidos para as presidenciais de 2016, e lançou um pedido de criação de um sistema migratório tolerante e justo. Com a campanha para sucedê-lo já avançada, Obama foi a Des Moines para promover uma nova iniciativa educacional e participar de um debate com estudantes e pais sobre os custos da universidade. Lá voltou a falar sobre imigração e sobre a necessidade de sua regulação de forma favorável, atacando seus críticos. Segundo Obama, o discurso contra a imigração desenvolvido na atual campanha das primárias não representa o espírito americano, uma crítica ao multimilionário Donald Trump, candidato às primárias republicanas.

“Todo o sentimento contra a imigração que está presente no debate político neste momento é contrário ao que somos”, disse Obama, afirmando depois que “a menos que você seja um ‘nativo americano’, sua família chegou de fora”.

“Muita gente veio de todas as partes da Europa, da Ásia, da América Central e da África”, insistiu frente aos alunos, se contrapondo, sem mencioná-lo, ao discurso de Trump, que gerou polêmica com fortes declarações sobre este vital tema da campanha nas quais associava os imigrantes mexicanos com a criminalidade.

“Podemos ter um debate legítimo sobre um sistema de imigração que seja justo e assegure o respeito à lei”, declarou Obama.

Obama chegou a Iowa com o objetivo de enviar uma mensagem à classe média que os democratas esperam que influencie a eleição de 2016, mas também porque os cidadãos deste estado serão em janeiro os primeiros a votar nas primárias que definirão os candidatos que disputarão a Casa Branca. Muitos dos candidatos visitam há meses o estado, apertando mãos e saudando os eleitores acostumados a serem cortejados pessoalmente pelos candidatos. Pouco antes da visita, a Casa Branca lançou uma nova iniciativa para ajudar os americanos a decidir se vale a pena embarcarem na volumosa dívida que implica obter um diploma universitário.

A iniciativa classifica cada universidade com base em uma série de medidas, que incluem a possibilidade real dos graduados pagarem sua dívida universitária. O plano ecoa a mensagem da campanha de Hillary Clinton, que segundo as últimas pesquisas perde apoio no Partido Democrata, enquanto cresce o de seu adversário interno, Bernie Sanders. Na véspera da visita de Obama, Clinton lançou uma nova propaganda de campanha que a apresenta como a campeã da classe média. Na segunda-feira, ela visitará dois campus universitários de Iowa para reforçar essa mensagem.


Nos Estados Unidos, arqueólogos resolvem mistério de povoado desaparecido no século 16

Previous article

Tecnologia não é suficiente para melhorar desempenho escolar, diz OCDE

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Notícias