EsportesNotícias

Para brigar pelo título, Atlético-MG não pode repetir os erros de 2012

0

_atletico-mg

Sete pontos é a diferença do Atlético-MG para o líder Corinthians. Situação muito semelhante a que o clube e torcedores alvinegros viveram três temporadas atrás. Em 2012 a equipe atleticana também liderou a competição e passou o segundo turno perseguindo o então líder Fluminense. Após 28 rodadas a distância era de seis pontos, um a menos do que é hoje.

Naquele ano o Atlético não conseguiu tirar a diferença de pontos para o clube carioca, mas o Fluminense tropeçou. Porém, os mineiros também pecaram em alguns pontos importantes e que permitiram a equipe tricolor levantar o título com três rodadas de antecedência. A distância para o Corinthians é grande, mas como tem o confronto direto e outros 27 pontos em disputa, o Atlético e o atleticano podem sonhar com o título.

“São sete pontos de diferença, mas vamos continuar rodada a rodada. Futebol muda muito rápido. Se na próxima rodada o Corinthians tropeça e a gente ganhe o nosso jogo, cai para quatro, ou seja, está tudo em aberto. A gente não vai jogar a toalha, até porque o Atlético nunca joga a toalha, e acredita até o fim”, disse o atacante Thiago Ribeiro.

Para ser possível e continuar acredito, a equipe precisa evitar evite alguns erros que aconteceram no passado. O UOL Esporte listou as cinco principais falhas do Atlético na reta final do Brasileirão de 2012. Não repetir os erros é um bom começo para se manter na disputa pelo título, enquanto torce por uma derrapada do rival Corinthians.

Elevar o aproveitamento

Somar o maior número pontos é o primeiro passo. Algo óbvio, mas que a equipe comandada por Cuca não conseguiu fazer há três anos. O aproveitamento nas últimas dez rodadas foi de equipe de meio de tabela, com apenas 16 pontos dos 30 disputados. Número que hoje é suficiente para garantir uma vaga direta na Copa Libertadores de 2013, mas muito pouco para quem ainda deseja o título.

Diferença no limite

A diferença para o Corinthians é de sete pontos, até maior do que era para o Fluminense após a 28ª rodada em 2012. Não bastassem os seis pontos de frente, os cariocas conseguiram aumentar a vantagem antes do confronto direto. Tanto que o Atlético venceu o duelo pela 32ª rodada, por 3 a 2, no Independência, e fez a diferença voltar para seis pontos. Portanto, não deixar o Corinthians se distanciar mais é fundamental para seguir sonhando.

Atenção com os desinteressados

Restando dez rodadas para o término da competição algumas equipes praticamente têm o futuro definido. Alguns clubes sabem que dificilmente vão conseguir algo além de uma vaga na Copa Sul-Americana e muito menos vão ser rebaixados. Se para o Atlético as rodadas finais valem o título, alguns dos adversários podem entrar em campo para um amistoso. Em 2012 o Atlético perdeu para o Inter e para o Coritiba, além de empatar com Santos, Flamengo e Vasco. Clubes que não brigavam nada quando enfrentaram o Atlético.

Defesa sólida

Ter uma defesa consistente faz a diferença numa competição de pontos corridos. Em 2012 o Atlético sofreu 37 gols em 38 rodadas. Porém, a média disparou nas últimas dez partidas, com 17 gols sofridos, contra 20 nos primeiros 28 jogos da competição. O número em 2015 é bem maior, foram 30 gols sofridos, o que já é suficiente para redobrar a atenção com o sistema defensivo.

Sem jejuns

Dificilmente alguma equipe vai conseguir vencer todos os jogos restantes do Campeonato Brasileiro. Mas ficar muito tempo se vencer pode ser fatal. Para o Atlético isso custou o título antecipado do Fluminense em 2012. Depois de vencer o confronto direto, a equipe alvinegra ficou quatro rodadas sem triunfos, momento em que os cariocas aproveitaram para abrir dez pontos de frente restando apenas três rodadas para o término da competição.


Willian faz sexto gol seguido e Mano garante: “Boa fase é do coletivo”

Previous article

Desanimado, Ronaldinho cogita encerrar carreira após deixar o Flu

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Esportes