ComunidadeNotícias

Hortaliças à brasileira são produzidas em Massachusetts

0

hortalicas

Reduto de brasileiros nos Estados Unidos, Massachusetts tem a influência de hábitos alimentares de migrantes na produção de hortaliças. Com mais de 250 mil brasileiros vivendo na região, conforme o Consulado do Brasil em Boston, culturas como jiló, maxixe e taioba deixaram de ser desconhecidas de produtores americanos e se transformaram em uma nova oportunidade de negócio.

Com a crescente migração de brasileiros para a região nas últimas duas décadas – grande parte nascidos em Minas Gerais –, a Universidade de Massachusetts (UMass) passou a pesquisar a adaptação das variedades ao clima americano. Os primeiros experimentos de vegetais étnicos, com sementes trazidas do Brasil, foram feitos ainda em 2004.

– É um mercado novo, os produtores ainda precisam de informações técnicas para apostar nessas culturas – destaca o professor extensionista Frank Mangan, do Departamento de Agricultura da UMass.

Ao introduzir o cultivo desses vegetais em lavouras experimentais da UMass, em Amherst, pesquisadores conseguiram disseminar o cultivo de vegetais típicos do Brasil. Jiló, maxixe e taioba passaram então a ser cultivadas comercialmente em Massachusetts. Após avaliar a viabilidade de produção das culturas brasileiras ao clima americano, a universidade trabalha para disseminar informações sobre o cultivo e abrir canais de comercialização em grandes redes de varejo.

– A demanda existe, mas muitos brasileiros não sabem onde encontrar os produtos. Os canais de distribuição ainda são restritos – acrescenta Mangan, que se interessou pela pesquisa em uma das viagens ao Brasil, onde costuma participar de eventos técnicos e pesquisas de campo no Centro-Oeste e no Nordeste.

Para divulgar os produtos no mercado americano, foram feitas ações em lojas de varejo, em feiras de alimentos, em jornais brasileiros nos Estados Unidos e na Rede Globo Internacional.

– No período em que o comercial foi veiculado na televisão, recebemos centenas de ligações de brasileiros – lembra o professor.

Entre os profissionais envolvidos no projeto, está a pesquisadora brasileira Aline Marchese, doutora em Melhoramento Vegetal pela Universidade Federal de Lavras (Ufla-MG). Nos últimos dois anos, Aline trabalhou em Massachusetts na avaliação e seleção de híbridos de jiló desenvolvidos pela Ufla, em Minas Gerais, principal Estado produtor do vegetal no Brasil.

– Nossa pesquisa busca aumentar a produtividade do jiló nessa região americana, estimulando o interesse dos produtores pela cultura e, assim, ampliar a produção para atender o mercado de migrantes brasileiros – explica a pesquisadora, acrescentando que muitos migrantes não conseguem substituir os vegetais consumidos no país de origem.


Mulher tem pálpebras coladas após amiga confundir cola com colírio

Previous article

Alunos do Team Raposa Taekwondo Ironbound destacam-se em Campeonato local

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Comunidade