BrasilNotícias

Vacina contra dengue: esclarecendo dúvidas

0

dengue

Acaba de ser liberada pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), no Brasil, uma vacina contra o vírus da dengue produzida por um importante laboratório francês, o Sanofi Pasteur. O nome da vacina é Dengvaxia.

Muitas dúvidas existem entre todos. Vamos esclarecer as mais frequentes.

Quem pode e quem não pode tomar esta vacina?
A vacina está indicada para pessoas entre 9 e 45 anos de idade. Fora desta faixa etária, os estudos demonstram que sua eficácia é baixa, portanto não está indicada. Está contraindicada em gestantes e em pessoas com a imunidade comprometida.

Esta vacina garante uma boa proteção contra a dengue?
Este é um dos problemas. Esta vacina tem uma eficácia que não é considerada muito alta. Isso significa que ela garante aproximadamente 65,6% de proteção geral. Para se ter uma ideia, a vacina da febre amarela garante 90% de proteção e a do sarampo garante 98%.

Então vale a pena tomar?
Segundo o laboratório Sanofi, os estudos indicaram que a vacina tem a capacidade de proteger contra os casos mais graves de dengue. Por isso vale a pena. Quem já teve dengue uma vez, pode pegar de novo. Por que? Porque há os 4 sorotipos do vírus. Quem já pegou dengue pelo número 1, por exemplo, ainda está vulnerável aos de número 2, 3 ou 4. Só que quando se pega dengue pela segunda vez, é muito pior: a chance de desenvolver uma forma mais grave, como a dengue hemorrágica, por exemplo, é muito maior. Aí é que entra a vacina.

Quantas doses são?
No total são 3 doses, com intervalo de 6 meses entre cada uma. Isso significa que a proteção total só se conquista depois de aproximadamente 1 ano. Mas importante saber que depois da primeira dose um certo nível de proteção já se inicia.

A vacina será distribuída gratuitamente pelo SUS?
As autoridades estão discutindo o custo e o benefício de incluir a vacina no calendário nacional de imunização e de fazermos campanhas de vacina em massa, se for o caso. Não é uma decisão fácil, pois a vacina é cara: cerca de R$ 80,00 a dose.

Esta é a única vacina que existe no mundo contra a dengue?
Não. No Brasil o Instituto Butantã está desenvolvendo uma outra vacina e já está em fase final de estudo.

A vacina protege do Zika e Chicungunya?
NÃO! Esta vacina só tem eficácia contra o vírus da dengue. Por isso, todos os cuidados para erradicar este mosquito letal devem ser mantidos.

Esta vacina não é excelente, mas é o que temos hoje e que pode evitar casos graves e/ou hospitalizações por dengue.


Zezé Di Camargo obriga Zilu a pagar custos do divórcio

Previous article

Lula vai prestar depoimento na Operação Zelotes

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Brasil