ComunidadeNotícias

ICE na mira da justiça por mortes de imigrantes detidos

0

ICE na mira

Várias organizações que defendem os direitos dos imigrantes sob a custódia do Serviço de Imigração e Controle de Aduanas, divulgaram na última quinta-feira, um informe sobre questionáveis práticas internas que ocasionaram a morte de pelo menos oito detidos entre 2010 e 2012.

Em uma conferência telefônica com vários meios de imprensa, representantes da União Americana de Liberdades Civis (ACLU), o Detention Watch Network e o National Immigrant National Center compartilharam um relatório divulgado por Dora Schriro, que cumpriu funções como assessora do presidente Barack Obama em temas relacionados com o funcionamento da repartição oficial em questão.

O informe se baseia em arquivos oficiais do ICE relacionados com oito casos ocorridos entre 2010 e 2012, onde os detidos faleceram quando estavam alojados em centros de detenção em vários pontos do país.

De acordo com a informação e baseado nos mesmos expedientes oficiais, que foram obtidos por meio da lei conhecida como FOIA (Freedom of Information Act), as mortes foram o resultado de ‘enormes’ violações dos procedimentos médicos do ICE.

f’Nossa investigação mostra que quando o ICE realizou revisões que identificaram as violações às normas médicas como fatores que contribuíram nestas mortes, as inspeções de rotina feitas antes e depois destes fatos falharam em reconhecer, ou às vezes, deixaram de lado, estas violações’, informa o relatório.

‘Em vez de mudar a cultura, os procedimentos e os sistemas que poderiam reduzir o número de mortes, o deficiente sistema de inspeções do ICE, essencialmente empurrou para debaixo do tapete seus próprios informes sobre estas mortes’.

O relatório inclui o caso de um detido, Pablo Gracida-Conte, que morreu enquanto estava alojado no Eloy Detention Center no Arizona. Os expedientes do ICE revelam que seu falecimento ‘podia ter sido evitado’ se tivesse recebido ‘o cuidado médico apropriado’.

O informe do ICE também revelou o seguinte: o centro de detenção funcionou sem um diretor clínico durante anos, a clínica médica não possuía pessoa suficiente e a médica havia informado que ‘necessitava ajuda urgente’.

Também foi revelado que o ICE informou que a morte em questão foi a primeira ocorrida no centro de detenção, quando na realidade ‘se trata da morte número 10’. Na verdade, conforme o relatório no total, 56 pessoas morreram quando estavam sob custódia do ICE durante o governo do presidente Barack Obama.

À pergunta de um jornalista sobre se eles têm tomado medidas legais contra o ICE como resultado desta situação, foi relatado que dos oito casos incluídos no relatório, parentes de três iniciaram uma ação legal. Eles deixaram claro, porém que essas ações civis não prejudicam de forma alguma o trabalho do ICE. O relatório complete pode ser lido pode ser lido pelo web site: www.nationalimmigrantjusticecenter.com.


Hospital de Jersey City busca identificar paciente

Previous article

Social Press . 10/03/2016

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Comunidade