MundoNotícias

‘Operação Neymar’ desmantela em Miami rede ligada a ‘El Chapo’

0

el chapo traficante

Autoridades americanas desmantelaram uma ampla rede internacional de lavagem de dinheiro ligada ao cartel mexicano de Joaquín “El Chapo” Guzmán, que enviava milhões de dólares para a Colômbia por meio de negócios em Miami.

Em entrevista coletiva em Miami, as autoridades relataram que 22 pessoas nos Estados Unidos, na Colômbia e em outros países foram denunciadas por sua relação com esta rede, suspeita de lavar dinheiro proveniente da venda de cocaína.

Dos suspeitos, cinco foram detidos, três deles em Miami entre quarta e quinta-feira, um em Boston e outro em Cali, na Colômbia, informou a procuradora estadual do condado de Miami-Dade, Katherine Fernández Rundle.

Os restantes continuam sendo procurados pelas autoridades.

“Essas transações foram feitas pelo cartel de Sinaloa e os sucessores do extinto cartel de Cali”, disse Fernández Rundle.

Durante dois anos, na chamada “Operação Neymar”, assim batizada porque os suspeitos usaram como apelido o nome do craque da seleção verde-e-amarela e de outros jogadores, funcionários do Serviço de Segurança Interna, policiais e procuradores de Miami colaboraram com colegas na Colômbia e outros países para desmantelar esta rede.

O esquema era amplo. Suas operações alcançavam 17 países, passando pela América Latinam, como Colômbia, México, Guatemala e Venezuela, e pelos Estados Unidos e Canadá, pela Europa (Espanha, Holanda e Grã-Bretanha), pela Ásia (China) e pela Austrália. O dinheiro da droga que era “lavado” tinha sua origem em 14 estados americanos, disse a procuradora.


Seita ‘do fim do mundo’ que causou mortes no Japão está ressurgindo na Europa

Previous article

“Armada e perigosa”: mexicana de 33 anos na lista dos 10 mais procurados do FBI

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Mundo