Léa CamposNotícias

Léa Campos: Domínio Feminino

0

fifa

No Japão até algum tempo, não era permitido às japonesas andar lado a lado com o homem. Com o passar do tempo o machismo japonês deu a elas o lugar que merecem.

Não existe ainda uma igualdade total, mas já não precisam se curvar frente aos homens, somente as mais idosas ainda mantêm esse costume.

O futebol feminino parece exercer um divisor de águas, as meninas nipônicas têm total apoio para fazer o que tanto gostam: jogar futebol.

A seleção japonesa está nas mãos de uma mulher desde 27 de abril, Asako Takakura é a nova técnica da Seleção Nacional de Futebol Feminino, com 48 anos é a primeira mulher a assumir dito cargo no país do sol nascente.

Ela estará substituindo o técnico Norio Sasaki, que levou as Nadeshiko, nome que os japoneses designam a seleção feminina.

Norio foi responsável pela conquista da Copa do Mundo na Alemanha em 2011, depois de vencerem as anfitriãs em uma vitória difícil frente as americanas.

As meninas emocionaram o mundo, ao oferecerem a conquista às vítimas do tsunami quando perderam muitas vidas.

Sob o comando de Sasaki, a seleção conquistou ainda a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 2012, ocasião em que perderam o ouro para os EEUU, derrota que foi repetida na decisão do Mundial 2015 no Canadá.

Apesar de ser um país conservador, o Japão dá apoio total ao futebol feminino, e tal como fizeram no futebol masculino, não mede esforços para que o país seja bem representado por onde anda.

A desclassificação das Nadeshiko nas eliminatórias para os Jogos Olímpicos do Rio 2016, ao que parece foi um fator determinante para a saída do técnico Sasaki.

Takanura atuou como meio-campista pela seleção japonesa em duas Copas do Mundo de 1991 e 1995, e em 1996 nos Jogos Olímpicos de Atlanta, o que a credencia com um currículo invejável e impecável.

Em 2014, Takanura dirigiu a seleção japonesa ao título da Copa Mundo Feminina Sub-17, e em 2015 repetiu o feito desta feita ganhando o título do Campeonato Asiático Sub-19.

A pioneira, responsável pela Seleção Nacional Japonesa de Futebol Feminino, estará também à frente da Seleção Nacional sub- 20.

Enquanto espera por outras competições, Takakura fará seu primeiro teste comandando as Nadeshikos, frente à seleção campeã mundial, (EEUU) em jogos que estão programados para dia 2 e 5 de junho no Colorado e Cleveland.

Estaremos na torcida pelo sucesso de Takanura, afinal não é todos os dias que temos a chance de ver mais um preconceito rompido.

É a visibilidade que buscamos e apoiaremos até que o futebol feminino seja reconhecido como merece em todo o Universo, mas em especial no Brasil.


Social Press . 12/05/2016

Previous article

Francisco Sampa: Minha bandeira é auriverde… Meu partido é o Brasil…

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Léa Campos