ComunidadeNotícias

Olhos vermelhos após banhos de piscina? A culpa não é do cloro!

0

olhos vermelhos

Durante as épocas mais quentes do ano é comum as pessoas visitarem piscinas (sejam elas públicas ou particulares) para aliviar o calor.

Mas basta apenas alguns minutinhos em contato com a água para que os olhos comecem a ficar vermelhos. Apesar de você ter ouvido por aí que isso acontece por causa do cloro usado no tratamento e conservação da água, de acordo com pesquisadores norte-americanos, o grande vilão, na verdade, é o xixi.

De acordo com Michael Beach, diretor associado do Centro Americano de Controle de Doenças (CDC), o ardor repentino que sentimos é causado por uma mistura de cloro, urina e suor. “O que irrita os olhos em piscinas geralmente é cloro combinado com subprodutos da excreção. Estes subprodutos são o resultado da mistura de suor, urina (o principal culpado) e outros resíduos do organismo”, disse.

Algumas pessoas, principalmente as que cuidam da manutenção de piscinas de uso público, chegam até a espalhar um rumor sobre a presença de um certo produto que, quando entra em reação com a urina, faz com que ela mude de cor e seja evidenciada pela água. Contudo, de acordo com Beach, essa história não passa de uma mentira para que as pessoas evitem fazer xixi na piscina – já que é um hábito que, apesar das pessoas não admitirem, é absolutamente comum.

Além disso, de acordo com informações publicadas, uma pesquisa recente relevou que as substâncias presentes na urina (ureia e ácido úrico) são capazes de criar dois gases tóxicos que podem prejudicar pulmões, coração e sistema nervoso central.

E não termina por aí, ao que tudo indica, tem gente que ainda libera vestígios de fezes na água. Dessa forma, e correndo o risco de afirmar o óbvio, Beach aconselha que essas pessoas “não nadem quando estiverem com diarreia”, o que liberaria bactérias e microrganismos prejudiciais das fezes na água.


OMS recomenda uso de preservativos após Olimpíadas no Rio por causa do zika

Previous article

Netflix oferece controles para economizar dados no smartphone

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Comunidade